União dos Palmares

Vereador quer que Conselheiros Tutelares sejam reeleitos mais de uma vez

A proposta é do vereador Elvinho, presidente da Câmara dos Vereadores de União dos Palmares

Publicado: | Atualizado em 20/03/2019 07:43


Câmara de vereadores de União dos Palmares
Câmara de vereadores de União dos Palmares

O vereador Cicero Aureliano “Tita” Secretário da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, apresentou na sessão dessa segunda-feira (18), um Projeto que prevê alterações na lei que rege sobre o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente].

O Projeto seria do presidente da casa, o vereador Alan Elvis (Elvinho).

A proposta altera o artigo 132 da Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O referido artigo defende que, em cada município, tenha no mínimo 5 conselheiros, e que esses, só podem ser reconduzidos ao cargo uma única vez.

Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. 

A proposta de Elvinho, prevê que os conselheiros de União dos Palmares possam ser reconduzidos ao cargo mais de uma vez, o que seria considerado inconstitucional, já que trata-se de uma lei federal, e a Câmara Municipal não possui prerrogativas para sugerir alteração nesse tipo de lei.

+ Vereadores de União gastaram mais de R$400 mil sem justificativa

Além disso, o vereador Cicero Aureliano “Tita”, é irmão de Maria Elisabete de Souza, uma conselheira tutelar que seria privilegiada com a possibilidade de concorrer ao que seria o seu terceiro mandato consecutivo, caso o projeto de lei seja aprovado.

O BR104 procurou o presidente da casa e autor da proposta, vereador Elvinho. Em conversa por telefone, o vereador defendeu a necessidade de que o projeto seja aprovado. Segundo ele, é importante manter conselheiros tutelares experientes no cargo, o que pode garantir que a qualidade das ações do conselho serão uma constante.

Sobre o fato do vereador Tita ter uma irmã que é conselheira, e que se beneficiaria diretamente com a aprovação do PL, ele disse que não vê nenhum problema nisso, e que o objetivo não é favorecer ninguém.

O projeto agora deve ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é formada pelos vereadores; Ricardo Praxedes, Cajú e Bruno Lopes.

Denúncia no Ministério Público

Carlos Roberto da Silva, popularmente conhecido como Carlos da UMES, decidiu protocolar uma denúncia no MP, contra o vereador Tita. Segundo a denúncia, Tita tem interesses pessoais no caso, e pretende favorecer a irmã.

O que diz o Tita

O BR104 tentou falar com o vereador sobre o assunto, e ele prometeu que nos concederia uma entrevista nesta quarta-feira.

Projeto tramita em Brasília

Coincidentemente, nesta terça-feira (19), foi aprovada na CCJC – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a redação final do Projeto de Lei 7879/2017, de autoria do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que prevê a recondução do cargo de Conselheiro Tutelar.

O BR104 conversou com o deputado Sóstenes, que comemorou a aprovação da proposta, e agora segue para o Senado. “Estou muito feliz com o resultado. Apresentei este projeto na Câmara, porque entendo que seria mais vantajoso permitir que a população exerça plenamente seu poder de escolha a cada eleição, reconduzindo os representantes com as melhores atuações e substituindo aqueles que efetivamente mereçam ser substituídos, vamos continuar acompanhando a tramitação no Senado”, declarou Sóstenes.

Se aprovado no Senado, a proposta do deputado vai alterar a lei Lei n° 8.069, e valerá para todo território nacional, mas até lá, especialistas apontam que é inconstitucional uma Câmara de Vereadores aprovar um projeto dessa natureza.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Torneira de água | © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia paralisação no abastecimento de água em União dos Palmares

Algumas áreas da cidade serão mais afetadas pelo desabastecimento, com previsão de normalização integral da distribuição de água na terça-feira (07).


Joelho com Luxação de patela - @Reprodução
União dos Palmares
União: Jovem sofre “luxação de patela” durante prática esportiva e é socorrido pelos Bombeiros

O adolescente, que se queixava de dores intensas no membro inferior esquerdo, foi prontamente assistido pelos profissionais, que confirmaram a suspeita de luxação de patela.



Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.


Vereador Marcos Filho e prefeito Kil | @ Divulgação
União dos Palmares
Prefeito Kil sanciona Lei de Regulamentação de Trilhas Ecológicas proposta pelo vereador Marcos Filho

Lei visa promover o uso sustentável dos recursos naturais e garantir a segurança dos praticantes nas áreas ambientais do município