Vereador propõe título de cidadão honorário de União a Renan Calheiros e Renan Filho

Para que a homenagem se concretize, o projeto deve seguir o protocolo legislativo estabelecido pela Câmara de Vereadores, culminando em uma votação em plenário.

Renan Filho, Ricardo Praxedes e Renan Calheiros - @Reprodução

Os políticos alagoanos, senador Renan Calheiros e o atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, estão sendo considerados para receberem o título de cidadão honorário da cidade de União dos Palmares. A proposta foi trazida pelo vereador Ricardo Praxedes, que, em sua justificativa, enaltece as contribuições significativas de ambos os políticos para a população local.

De acordo com Praxedes, o legado de Renan Calheiros em Alagoas, e especialmente em União dos Palmares, é notável. Ele sublinha a atuação dedicada do senador, e sobre o atual Ministro dos Transportes no Governo Lula, Renan Filho, Ricardo pontua que durante seus dois mandatos como governador do estado, impulsionou diversos avanços para os alagoanos.

Para que a homenagem se concretize, o projeto deve seguir o protocolo legislativo estabelecido pela Câmara de Vereadores, culminando em uma votação em plenário. Contudo, Praxedes se mostra otimista, esperando uma aprovação unânime.

Renan Calheiros, nascido em Murici no dia 16 de setembro de 1955, representa Alagoas em seu quarto mandato no Senado Federal pelo MDB. Com uma trajetória política robusta, ele já presidiu a casa por três vezes e ocupou cargos significativos, como Ministro da Justiça e Relator da CPI da Covid-19. Sua atuação sempre evidenciou um compromisso direto com o desenvolvimento de Alagoas.

Por sua vez, Renan Filho, que nasceu também em Murici, em 8 de outubro de 1979, tem se destacado no cenário político desde cedo. Graduado em Ciências Econômicas pela UnB, iniciou sua carreira pública aos 25 anos como prefeito de sua cidade natal. Posteriormente, assumiu como deputado federal e governador de Alagoas por dois mandatos. Sua recente eleição como senador e indicação ao Ministério dos Transportes reafirmam sua relevância na política brasileira.