Vereador pede o fim das barreiras sanitárias em União dos Palmares

Para Neto Cavalcante (PSD-AL), as barreiras perderam o sentido depois que o vírus se proliferou no município.

Vereador Neto Cavalcante — © BR104

Vereador Neto Cavalcante — © BR104

Um requerimento do vereador Neto Cavalcante (PSD-AL), apresentado na Câmara de Vereadores recentemente, pediu o fim das barreiras sanitárias que estão instaladas nas entradas de União dos Palmares.

Segundo o parlamentar, as barreiras perderam o sentido depois que o vírus se proliferou no município. Mais de 3 mil pessoas procuraram a Central de Síndromes Gripais apresentando sintomas de Covid-19 em União dos Palmares.

Com essa nova realidade, as barreiras passaram a servir apenas para orientar as pessoas que chegam ao município, e a orientação, segundo ele, pode ser feita de outra forma.

– No início da pandemia nós fizemos parte do GGC (Grupo de Gerenciamento de Crise) e notamos a importância da barreira sanitária naquele momento, que era para tentar impedir o vírus de entrar em nossa cidade. Mas hoje o vírus está incontrolável em nossa cidade, e não vejo mais a necessidade hoje das barreiras, que na verdade, deixaram de ser sanitárias e se tornaram barreiras de orientação, e orientação a gente pode fazer de várias maneiras – Disse ele, citando que as redes sociais podem ser usadas para orientar.

Para o vereador, os profissionais que atualmente trabalham nas barreiras, seriam melhor aproveitados se estivessem no centro da cidade, na feira, por exemplo.

– O objetivo do nosso requerimento é a gente ter a dissolução dessas barreiras, e aproveitar esses profissionais para que eles façam um trabalho específico no Centro da cidade, já que mais de 30%  dos casos confirmados estão no Centro. Eu acho que é mais útil do que ter esses profissionais nas barreiras.

O requerimento foi enviado para a secretária de Saúde, Geany Vergeti, que deverá apreciar o pedido.