Verde Ambiental assume o SAAE a partir deste sábado, e palmarinos vivem nova era de incertezas

Palmarinos assistem apreensivos as mudanças no Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e temem aumento nas taxas.

SAAE | © BR104

SAAE | © BR104

Apesar dos esforços da oposição, das críticas, e até de denúncias no Ministério Público, o SAAE de União dos Palmares passará, a partir deste sábado, 1 de outubro, a ser comandado pela iniciativa privada.

A concessão da autarquia foi objeto de um leilão em dezembro do ano passado, e pelo valor superior a R$ 80 milhões, a Verde Ambiental Alagoas assumirá os Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em União pelos próximos 35 anos.

A decisão de leiloar a outorga do SAAE para a iniciativa privada foi do prefeito Areski Freitas (MDB), em uma articulação partindo do então governador do estado, Renan Filho (MDB), e que envolveu prefeitos de diversos municípios da Zona da Mata.

Ao todo, a Verde Alagoas será responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto no Bloco C, formado por 27 municípios do Litoral Norte e da Zona da Mata do Estado.

União será a cidade onde ficará o polo da empresa, que engloba os municípios de Branquinha, Joaquim Gomes, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Campestre, Jacuípe, Jundiá e União do Palmares.