A concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de União dos Palmares, que aconteceu em dezembro de 2021 e rendeu ao município mais de R$ 50 milhões, terá sem dúvidas um enorme impacto nas eleições deste ano, conforme já vinha sendo previsto pelo BR104.
Um dos temas que será amplamente discutido sobre a concessão da outorga, além dos efeitos, como taxas mais caras cobradas pela Verde Alagoas, será o destino do dinheiro que o município recebeu pela “venda” do SAAE.
Nesta quinta-feira (02/04), Francelino Amaro, que é ex-secretário de turismo de Maceió e militante atuante da oposição, concedeu uma entrevista na Rádio AG-FM, e levantou exatamente essa questão:
“O prefeito precisa dizer em que investiu o dinheiro da venda do SAAE, ele não pode simplesmente ignorar a população de União dos Palmares que está sofrendo para pagar a conta da água e fingir que está tudo bem. Onde ele colocou os mais de R$ 50 milhões?” questionou.
Ele lembrou que antes do leilão, realizou protestos em frente ao prédio da antiga autarquia, se posicionando contra o município autorizar a concessão.
“Eu fui, junto com outros companheiros, ficamos na porta do SAAE diversas vezes, com carro de som, tentando alertar a população, mas infelizmente não adiantou e agora o povo vive esse caos, mas o prefeito vai ter que dizer aonde colocou o dinheiro”, disse.
Para minimizar o impacto da pressão popular, a prefeitura iniciou recentemente uma campanha de cadastramento para famílias de baixa renda obterem descontos nas contas de água, o que parece não ter funcionado. A adesão não foi a esperada e o governo parece ter abandonado essa agenda.
Portanto, este segue sendo o principal tema político e deve gerar ainda novas repercussões em União dos Palmares.
