Veja quem são os presos na Operação ‘Gambito da Rainha’, em União

A operação investiga, sobretudo, um prejuízo de R$ 30 milhões aos cofres públicos.

Preso em operação 'Gambito da Rainha', em União dos Palmares — © Reprodução

Preso em operação 'Gambito da Rainha', em União dos Palmares — © Reprodução

Ao menos sete pessoas foram presas durante a Operação ‘Gambito da Rainha’, desencadeada pelo Ministério Público do Estado (MP-AL) e Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) em Alagoas e Pernambuco, nesta quarta-feira (02/12).

Os presos são acusados de falsidade ideológica, fraudes societárias, falsificação de documentos públicos e privados, lavagem de bens e corrupção de agentes públicos. A operação investiga, sobretudo, um prejuízo de R$ 30 milhões aos cofres públicos.

Além da empresária Eliane Torres Omena, proprietária do conglomerado “Globo”, outras seis pessoas foram presas e conduzias à sede do Gaesf, em Maceió, acusadas de envolvimento no esquema criminoso. Dois auditores-fiscais estão envolvidos na organização criminosa e foram afastados do cargo.

Entre os presos está o gerente do supermercado “Globo”, Gilvan Silva, que trabalha há mais de 30 anos no estabelecimento comercial. Inclusive, ele aparece em uma foto no Instagram ao lado de Eliane. Também foram presos Tamires Lopes, Linaldo Leandro e outras três pessoas, cujas identidades não foram reveladas.

Segundo o MP-AL, foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital 3 mandados de prisão preventiva, 5 de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão. Apenas um mandado de prisão foi cumprido em Pernambuco porque um dos alvos viajou para o estado vizinho.

Momentos que agentes da polícia entram na casa de Eliane do Globo — © Rayanne Rodrigues/BR104