Urgente! União dos Palmares pode avançar para a fase vermelha

Na vermelha, fica permitido apenas o funcionamento dos serviços essenciais, como supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde, higiene, limpeza e alimentação.

Estátua de Zumbi dos Palmares usando máscara

Estátua de Zumbi dos Palmares usando máscara

Com o aumento de mortes e pessoas internadas em estado grave, a Secretaria de Saúde de União dos Palmares reuniu na tarde desta segunda-feira (15/03), técnicos da área da saúde e representantes do comércio, para traçar estratégias que viabilizem a redução dos impactos causados pelo inevitável avanço do município para a fase vermelha do Plano de Distanciamento Social controlado (DSC) para conter o avanço do novo coronavírus.

Atualmente, conforme o último decreto do governador Renan Filho (MDB), apenas duas regiões do estado estavam na fase mais rígida da quarentena: Agreste e Sertão. As demais regiões, como Metropolitana, Zona da Mata, Norte e Sul, se encontram na laranja.

As fases de distanciamento no estado são classificadas em cinco etapas, nas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde. Na vermelha, fica permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais, como supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde, higiene, limpeza e alimentação.

O último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que União tem 1470 casos confirmados. O governo local informou, ainda, que do total de pessoas infectadas, 1349 estão curadas. A doença também provocou a morte de 63 pessoas no município, de acordo com o boletim.

A expectativa é que o governador Renan Filho comunique o avanço de todo o estado para a fase vermelha, conforme publicado pelo jornalista Ricardo Motta, na noite desta segunda.

Na foto, paciente é socorrido em hospital de Brasília — © Poder360

Covid-19 em Alagoas

Também nesta segunda, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou mais 1048 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 141.390 casos confirmados da doença até o momento, dos quais 3.195 estão em isolamento domiciliar.

Ainda segundo o documento, outros 134.234 pacientes já finalizaram o período de isolamento, e não apresentam mais sintomas. Portanto, estão recuperados da doença. Há 14.494 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 18 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 3.216 óbitos por Covid-19.