União dos Palmares tem 9 famílias desabrigadas devido às chuvas

O Rio Mundaú, até o momento, não ofereceu risco de transbordamento; o nível máximo que ele chegou foi de 4,75m.

Bairros alagados em União dos Palmares | © Reprodução

Bairros alagados em União dos Palmares | © Reprodução

As chuvas que caem sobre a região da Zona da Mata em Alagoas e Agreste de Pernambuco seguem causando transtornos e preocupação, em especial às cidades banhadas pela Bacia do Mundaú (Rio Mundaú, Rio Canhoto e afluentes).

Desde a última sexta-feira (20/05), mais de 169mm foram contabilizados pelo sistema da ANA (Agencia Nacional das Águas) instalado às margens do Rio Mundaú, próximo à ponte de acesso da AL-205. O rio, até o momento, não ofereceu risco de transbordamento. O nível máximo que ele chegou foi de 4,75m, às 19h da última quarta-feira (25).

O olhar da Defesa Civil local se direciona ao Riacho Canabrava, um dos principais afluentes do Rio Mundaú, que corta bairros como Newton Pereira, Nossa Senhora das Dores, Abolição e Roberto Correia de Araújo em União dos Palmares.

Durante a manhã desta quarta (25) e quinta (26), o nível do riacho chegou a transbordar em algumas áreas, provocando a retirada de famílias que foram alocadas em residências de familiares, ou no Ginásio de Esportes Manoel Gomes de Barros.

Até o momento, cerca de 9 famílias estão desalojadas no município, 5 em residências de parentes e outras 4 famílias estão alojadas no Ginásio. Estas últimas, contudo, estão recebendo as 3 refeições diárias, lanche, material de limpeza e higiene pessoal, além de cobertores, agasalhos e outros itens.

A Secretaria de Saúde prestou atendimento médico e a Seinfra e o SAAE disponibilizaram transporte e um pessoal para realizar a remoção das pessoas em áreas de risco.

A situação de alerta permanece ativa. Os contatos disponibilizados pela prefeitura, para informações ou chamados de emergência, são: 82 9972-1632 e 99127-4102.

*Assessoria