União dos Palmares registrou 14 casos de estupro em 2021

Em 2020, o Conselho Tutelar acompanhou 31 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Imagem ilustrativa de tentativa de estupro | © Ilustração

Imagem ilustrativa de tentativa de estupro | © Ilustração

O município de União dos Palmares tem estampado as manchetes dos principais sites de notícias do estado de Alagoas com reportagens sobre casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Embora alguns destes casos tenham ganhado ampla repercussão, a maioria dos que são acompanhados pelo Conselho Tutelar permanece no anonimato.

Na manhã desta sexta-feira (27/08), o presidente do Conselho Tutelar, Alexander Campos, falou em seu programa na rádio Quilombo que, em 2020, foram registrados 31 casos de estupro em União dos Palmares. Já nos primeiros oito meses de 2021, segundo o conselheiro, foram registrados 14 casos de estupro.

Levantamentos realizados em outros municípios apontam o crescimento no número de abusos em decorrência da pandemia da Covid-19. Além da violência sexual contra crianças e adolescentes, em todo o país foi registrado um aumento de casos de violência contra as mulheres.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só em 2020, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

Conforme os dados do Fórum Brasileiro de Segurança, 694.131 mulheres recorreram ao telefone 190 para pedir ajuda no ano passado, 16% a mais do que em 2019.

Imagem ilustrativa de abuso contra criança