União dos Palmares: Novo decreto trás medidas mais severas contra o covid-19

As medidas atingem diversas categorias do município

Publicado em: 07/04/20 às 8:33
Por Redação


O prefeito do município de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB-AL), assinou um novo decreto com medidas para o enfrentamento ao coronavírus.

A partir de agora, por exemplo, os motataxistas terão que seguir novas regras para continuarem realizando o transporte no município. De acordo com o que preconiza o novo decreto, os mototaxistas deverão trabalhar de acordo com a numeração do colete.

Os que tiverem os números pares, trabalham nos dias pares, o que forem números ímpares, só circulam em dias ímpares.

Confira as novas regras:

Art. 1º Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante o estado de emergência deverão imediatamente adotar medidas para inibir a concentração de pessoas em seu interior, na proporção de uma pessoa para cada quatro metros quadrados das respectivas áreas disponíveis de atendimento.

Art. 2º. Aos trabalhadores dos estabelecimentos autorizados a funcionar e que tenham contato direto com o público deverão ser disponibilizados, pelo empregador, equipamentos de proteção individual, como luvas descartáveis, máscaras descartáveis, álcool gel na proporção 70% (setenta por cento), ou lavatórios com água corrente, sabão e toalhas descartáveis.

Art. 3º. Os mercados, mercearias e estabelecimentos congêneres deverão reservar as primeiras duas horas de funcionamento para a prestação de atendimento exclusivo a idosos desacompanhados.

Art. 4º. Fica autorizado durante o período de emergência estadual o funcionamento de moto-taxi na forma de rodízio, estabelecendo a numeração do colete par, para os dias pares, e numeração de colete ímpar, para dias ímpares

Art. 5º Os carros de passeio licenciados como taxi não poderão ser conduzidos com mais de dois passageiros, além do motorista, sendo permitido o máximo de três, apenas quando uma das pessoas possuir mobilidade reduzida ou se tratar de corrida com destino a um serviço de saúde

Art. 6º Recomenda-se que os carros de passeio particulares somente transitem comportando apenas um passageiro, além do motorista, ressalvada eventual impossibilidade.

Art. 7º Fica vedado, no território do Município de União dos Palmares, o desembarque de passageiros oriundos de veículos de transporte coletivo interestadual, regular ou complementar, advindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Distrito Federal e demais estados em que a circulação comunitária do vírus for confirmada ou a situação de emergência decretada.

Art. 8º. Fica prorrogado o recesso escolar da rede pública municipal de ensino e suspensa as aulas da rede privada de ensino, bem como as creches, a partir do dia 06/04/2020 até o dia 30/04/2020, além de reuniões institucionais no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta de União dos Palmares/AL, salvo para atender assunto de excepcional interesse público;

Art. 9º. Os servidores com idade superior a 60 anos, e ou que sejam detentor de doença crônica que implica em maior risco de morbimortalidade relacionada ao COVID-19, mediante comprovação da enfermidade, poderão exercer suas funções em sistema home office;

Art. 10 – Fica autorizado o funcionamento de salão de beleza, barbearias, casas de estética, preferencialmente, por agendamento e hora marcada.

Art. 11. Fica proibido a prática esportiva coletiva e/ou caminhada nas ruas, vias públicas, estradas vicinais e aparelhos públicos.

Art. 12. Os estabelecimentos autorizados a funcionar que descumprirem o Decreto:
a) Receberão a visita da Polícia Militar que orientarão pelo fechamento ou regularização do estabelecimento conforme o Decreto; caso continue a irregularidade:

b) O setor de fiscalização do Município aplicará multa e lacrará o estabelecimento comercial; caso haja violação do lacre ou a abertura do estabelecimento:

c) O proprietário do estabelecimento ou o chefe imediato será conduzido à Delegacia de Polícia Civil, em União dos Palmares, para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, sem prejuízo de demais sanções
administrativas.

Art. 13. O descumprimento de quaisquer dos termos definidos neste Decreto e nos demais atos normativos concernentes à contenção da emergência de importância internacional do Novo Coronavírus poderá ensejar a responsabilização civil, administrativa e criminal dos envolvidos, especialmente quanto ao que dispõem os artigos 268, 132 e 330 do Código Penal Brasileiro:

Art. 14. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições contrárias.


Com 4 óbitos por Covid-19 em Ibateguara, prefeito ignora riscos e abraça apoiadores

Geo Cruz apareceu abraçando apoiadores, o que vai contra as normas da OMS

Há 25 minutos atrás | Redação

PC/AL cumpre mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (28), em Maceió

A operação tem investigado durante três meses um grupo de criminosos que vem praticando assaltos contra motoristas de aplicativos na capital

Há 51 minutos atrás | Johny Lucena | BR104

Jovem é morto em praça pública na madrugada desta quinta-feira (28), em Arapiraca

O jovem que tinha apenas 19 anos, andava sozinho na rua Rosendo Lima, em um bairro do município, quando foi surpreendido por dois homens que efetuaram os disparos de arma de fogo

Há 2 horas atrás | Johny Lucena | BR104

MPE/AL cobra explicações sobre distribuição de cloroquina em União dos Palmares

A prefeitura anunciou a entrega de um kit medicamentoso contendo cloroquina para pacientes com síndromes gripais

Há 2 horas atrás | Redação

CNM pede adiamento das eleições e votação única em 2022

Se aceita a proposta, as eleições em 2022 escolheriam tanto prefeito municipal como presidente da república

Há 2 horas atrás | Redação

Homem perde controle de veículo e capota na AL-101 Sul, em Marechal Deodoro

O condutor do veículo apresentou escoriações em parte do corpo devido o acidente, ele foi encaminhado para o HGE, no bairro do Trapiche em Maceió

Há 3 horas atrás | Johny Lucena | BR104

União dos Palmares atinge 10 óbitos e 140 casos de Covid-19

Os dois pacientes que morreram vítima do novo coronavírus em União dos Palmares, são idosos.

Há 12 horas atrás | Redação

Cibele Moura pede que governo antecipe a inauguração do Hospital Regional da Mata

A parlamentar justifica o pedido apontando dados da pandemia do Coivd-19, que em União dos Palmares, por exemplo, já matou 10 pessoas.

Há 13 horas atrás | Redação

Kil responde Caju após critica por teste de Covid-19 sem sintoma: “Besteira”

O prefeito de União dos Palmares descobriu que estava com Covid-19 após se submeter ao teste sorológico

Há 17 horas atrás | Redação

Eleições 2020: Sem certidão, Zé Alfredo insiste em pré-candidatura

Aliados políticos garantem que Zé Alfredo pretende indicar o filho ou esposa para disputa

Há 19 horas atrás | Redação