União dos Palmares

União dos Palmares investe na qualificação de agentes que atuam na garantia de direitos de crianças e adolescentes

Cinco representantes do município integram o 1º módulo da Escola de Conselhos, iniciativa que qualifica agentes do Sistema de Garantia de Direitos em parceria com a UFAL.

Representantes de União dos Palmares durante o 1º módulo da Formação da Escola de Conselhos, realizado em parceria com a UFAL | @ Divulgação
Representantes de União dos Palmares durante o 1º módulo da Formação da Escola de Conselhos, realizado em parceria com a UFAL | @ Divulgação

Cinco representantes do município de União dos Palmares estão participando do primeiro módulo da Formação da Escola de Conselhos, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e órgãos ligados ao Sistema de Garantia de Direitos. A ação busca qualificar profissionais e lideranças sociais envolvidos na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A atividade, de caráter universitário, marca o início de um ciclo formativo que alia teoria e prática com o objetivo de consolidar políticas públicas voltadas à proteção integral da infância e adolescência. A programação inclui encontros presenciais e aulas remotas, com carga horária que exige 75% de frequência mínima para a emissão do certificado.

União dos Palmares é representada por uma delegação composta por conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), integrantes da rede de proteção e até um jovem representante da sociedade civil. Fazem parte do grupo os conselheiros tutelares Alexander Campos e Jéssica Batista; a conselheira do CMDCA Wedja Maria; a representante do Sistema de Garantia de Direitos, Márcia Telma; e o adolescente Júnior Albuquerque.

Durante o primeiro módulo, os participantes têm acesso a conteúdos que abordam os princípios norteadores dos direitos humanos, o papel dos conselhos e o funcionamento da rede de proteção, sempre com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A formação também oferece reflexões sobre os desafios enfrentados pelos conselheiros no cotidiano e estratégias para atuação intersetorial eficiente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a participação de União dos Palmares no curso representa um avanço importante na qualificação técnica dos profissionais e agentes comunitários que atuam diretamente na defesa da infância. O investimento em capacitação contribui para o aprimoramento das ações já realizadas no território e reforça o compromisso do município com a garantia dos direitos da população infantojuvenil.

*Com Assessoria