União dos Palmares

União dos Palmares confirma primeiro caso da variante do coronavírus

A informação foi confirmada, na manhã desta quinta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

SARS-CoV-2, o coronavírus: novas mutações podem deixá-lo mais resistente | © Divulgação
SARS-CoV-2, o coronavírus: novas mutações podem deixá-lo mais resistente — © Divulgação

O município de União dos Palmares confirmou, na manhã desta quinta-feira (18/03), o registro da primeira pessoa com Covid-19, infectada com a variante brasileira P.1, inicialmente identificada em Manaus (AM). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Não foram divulgadas as informações sobre como esta pessoa contraiu a variante, tampouco a identificação dela. A secretaria, por sua vez, informou à reportagem do BR104 que o paciente cumpriu quarentena domiciliar, teve plena recuperação e já voltou às atividades normais.

A nova variante foi identificada em duas alagoanas das cidades de Viçosa e Anadia. A paciente de Viçosa tem 36 anos e viajou para Manaus no mês de janeiro, onde permaneceu na capital do Amazonas por quatro dias. Ao retornar da viagem, a paciente apresentou os sintomas do novo coronavírus.

O segundo caso é de uma idosa de 64 anos, que não não tem histórico de viagem e não teve contato com nenhuma pessoa do território amazonense ou de qualquer outro estado. O espalhamento dessa variante é preocupante, já que ela é considerada mais transmissível do que as outras cepas causadoras da doença.

Coronavírus em União dos Palmares

Nesta quarta-feira (17/03), União dos Palmares chegou a 1499 casos confirmados da doença. O governo local informou ainda que, do total de pessoas infectadas, 1368 estão curadas. O novo coronavírus também provocou a morte de 66 pessoas no município.

Ainda segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos pacientes que testaram positivo para a doença, apenas 68 casos continuam ativos. Outros 66 estão em isolamento domiciliar e 2 pacientes estão hospitalizados em hospitais de referência.

Pesquisa sobre o novo coronavírus na Fiocruz — © Divulgação/Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisa sobre o novo coronavírus na Fiocruz — © Divulgação/Fundação Oswaldo Cruz