Turistas e autoridades políticas celebram o Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, esteve na Serra da Barriga e participou da cerimônia em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Autoridades políticas do estado na Serra da Barriga | © Oziel Nascimento

Autoridades políticas do estado na Serra da Barriga | © Oziel Nascimento


O deputado federal, reeleito nas eleições deste ano, Paulão (PT), esteve presente na celebração em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, realizada neste domingo, 20 de novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Ao BR104, o parlamentar destacou a energia no ambiente, afirmando que “é essa energia que o Brasil está precisando, para que a gente tenha a essência da democracia”.

“Esse é o solo da liberdade, esse é o solo da igualdade. Eu tenho muito orgulho de todos os anos subir o platô de Zumbi dos Palmares. Aqui energiza, dá força a gente para que a gente possa lutar no Congresso Nacional”, disse Paulão.

Deputado federal Paulão | © Oziel Nascimento

O evento também contou com a presença de estudantes do Colégio Rocha Cavalcante, que estiveram com uma tenda, instalada na Serra da Barriga, destacando o empreendedorismo focado no turismo da região.

Os jovens também comercializaram guloseimas produzidas na época da escravidão, como as cocadas, por exemplo. A comida era produzida pelos escravos devido à baixa quantidade de ingredientes, já que o acesso que eles tinham a alimentos era restrito.

“As cocadas e os quebra-queixos eram doces que os escravos gostavam de fazer por terem pouquíssimos ingredientes, e são coisas bem fáceis de fazer”, disse uma estudante.

Governador Paulo Dantas durante evento em alusão ao Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga | © Oziel Nascimento

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), também esteve na Serra e participou de uma cerimônia em alusão ao guerreiro Zumbi dos Palmares.

Na ocasião, Dantas agradeceu aos palmarinos pelos votos contabilizados nas urnas, destacando o combate contra as fake news.

“Nós vamos com humildade, com posições claras, defender as minorias. Defendendo o campo popular, os direitos, a comunidade quilombola, os indígenas e as mulheres. Nós vamos ter como centro do nosso governo, essas comunidades, porque foram elas que me colocaram aqui, para administrar o governo de Alagoas pelos próximos quatro anos”, disse o governador.