União dos Palmares – Tradição antiga no município de União dos Palmares, chegou no final da tarde dessa quarta-feira (09), no bairro do Castelo, o madeiro que será utilizado como mastro durante as festividades de Santa Maria Madalena, padroeira da cidade.
Este ano, a doação do mastro foi feita pelo ex-governador Manoel Gomes de Barros. Ele tem em torno de 20 metros de altura e foi extraído da Fazenda Jurema, localizado na zona rural do município. No próximo dia 20 de janeiro, o madeiro será carregado pelos fiéis em procissão até a Praça Brasiliano Sarmento, onde será erguido.
A tradição inicia os festejos, todos os anos, no final novembro, uma semana antes da realização do novenário em homenagem à Imaculada Conceição. Nesse dia, o município volta todas as suas atenções para a realização da grande expedição.
Dona Luzinete Nóbrega, é fiel da paróquia e cuida da preparação do mastro há trinta anos, e ficou feliz ao presenciar mais esse momento. “Eu fico esperando chegar esse momento, tudo por amor à Santa Maria Madalena. Ela é uma grande protetora de União dos Palmares”.
Para o pároco George Lourenço, a chegada do mastro representa o anúncio de que a festa da padroeira se aproxima. “A chegada do mastro é um marco que mostrar pra toda comunidade que a festa está próxima. As coisas vão se esquentando, o povo vai se arrumando para a festa da padroeira e de modo muito especial para a procissão do mastro”.
O grupo do Terço dos Homens, que faz parte da paróquia, é o responsável há quatorze anos, pelo corte e transporte da madeira. Para eles, esse é um momento de muita graça. “É uma responsabilidade muito grade para nós que fazemos parte do grupo. Pra nós é uma grande satisfação, servir à Santa Maria Madalena”.