publicidade
publicidade
União dos Palmares

Tradição: Chegada do mastro inicia festejo à padroeira em União dos Palmares

No próximo dia 20 de janeiro, o madeiro será carregado pelos fiéis em procissão até a Praça Brasiliano Sarmento

Publicado: | Atualizado em 11/01/2019 08:27


União dos Palmares – Tradição antiga no município de União dos Palmares, chegou no final da tarde dessa quarta-feira (09), no bairro do Castelo, o madeiro que será utilizado como mastro durante as festividades de Santa Maria Madalena, padroeira da cidade.

Este ano, a doação do mastro foi feita pelo ex-governador Manoel Gomes de Barros. Ele tem em torno de 20 metros de altura e foi extraído da Fazenda Jurema, localizado na zona rural do município. No próximo dia 20 de janeiro, o madeiro será carregado pelos fiéis em procissão até a Praça Brasiliano Sarmento, onde será erguido.

A tradição inicia os festejos, todos os anos, no final novembro, uma semana antes da realização do novenário em homenagem à Imaculada Conceição. Nesse dia, o município volta todas as suas atenções para a realização da grande expedição.

Dona Luzinete Nóbrega, é fiel da paróquia e cuida da preparação do mastro há trinta anos, e ficou feliz ao presenciar mais esse momento. “Eu fico esperando chegar esse momento, tudo por amor à Santa Maria Madalena. Ela é uma grande protetora de União dos Palmares”.

Para o pároco George Lourenço, a chegada do mastro representa o anúncio de que a festa da padroeira se aproxima. “A chegada do mastro é um marco que mostrar pra toda comunidade que a festa está próxima. As coisas vão se esquentando, o povo vai se arrumando para a festa da padroeira e de modo muito especial para a procissão do mastro”.

O grupo do Terço dos Homens, que faz parte da paróquia, é o responsável há quatorze anos, pelo corte e transporte da madeira. Para eles, esse é um momento de muita graça. “É uma responsabilidade muito grade para nós que fazemos parte do grupo. Pra nós é uma grande satisfação, servir à Santa Maria Madalena”.

veja também

Jovem agoniza até a morte após ser alvejado em União dos Palmares | © BR104
União dos Palmares
Jovem agoniza até a morte após ser atingido por disparos de arma de fogo em União

O crime aconteceu no bairro Roberto Correia de Araújo, em União dos Palmares, cidade da Zona da Mata alagoana.


Vereador Nenzinha, distribui alimentos para famílias afetadas por chuvas em União dos Palmares | © Assessoria
União dos Palmares
Nenzinha distribui lanches para crianças e visita famílias afetadas pela enchente em União

O vereador por União acompanhou de perto o drama das famílias que foram afetadas pela enchente no município.


Bruno Lopes | © Reprodução
Chuvas em Alagoas
Ex-vereador Bruno Lopes destaca ação de profissionais e voluntários nas enchentes

"Esses profissionais poderiam estar em casa, mas estão trabalhando incansavelmente, dia e noite, para diminuir o sofrimento das pessoas", disse.


Homem carregando botijão de água | © Imagem ilustrativa
União dos Palmares
Após enchente em União, comerciantes chegam a cobrar R$ 30 no botijão de água

A população tem se queixado do preço abusivo que vem sendo cobrado por itens específicos em alguns estabelecimentos da cidade.


Gato é resgatado após sobreviver a enchente em União dos Palmares | © Reprodução
União dos Palmares
Gato é resgatado após sobreviver à enchente em União dos Palmares

O animal, diante do momento desesperador em que se encontrava, buscou se abrigar em cima de uma pilastra do muro de uma igreja evangélica.