O passageiro Matheus Lopes foi a primeira pessoa ouvida pela Polícia Civil nesta terça-feira (26) sobre o acidente ocorrido no último domingo (24) na Serra da Barriga, em União dos Palmares, que resultou na morte de 18 pessoas.
A oitiva está sendo conduzida pelo delegado Guilherme Iusten, da Delegacia Regional de União dos Palmares, responsável pela investigação.
Matheus, integrante da Secretaria de Cultura de União dos Palmares, conseguiu sair do ônibus poucos segundos antes de o veículo despencar de uma ribanceira com mais de 400 metros de altura.
Em seu depoimento, ele revelou que o motorista do ônibus, Luciano de Queiroz Araújo, de 47 anos, conhecido como “Mão Cheia”, não conhecia o trajeto da Serra da Barriga.
Segundo o relato, Luciano chegou a perguntar aos passageiros “onde ficava o local” e se “estavam próximos do destino final”.
Ainda segundo Matheus, o motorista conseguiu superar a primeira ladeira do trajeto, mas, ao chegar próximo ao topo da segunda, percebeu que o ônibus não tinha força suficiente para continuar, aparentemente por estar em segunda marcha.
Luciano teria decidido recuar o veículo para engatar a primeira marcha, solicitando que motos e carros que estavam atrás passassem à frente. No entanto, ao desligar o veículo, ele teria perdido os freios e o controle da direção, resultando na tragédia.
O delegado Guilherme Iusten afirmou que o relato traz informações importantes sobre a dinâmica do acidente, mas destacou que ainda é cedo para conclusões definitivas.
“São fatos trazidos por uma testemunha, outras serão ouvidas. Ainda é muito prematuro a gente ter certeza disso. Também vamos confrontar esses relatos com os laudos técnicos e periciais, com relação ao desligamento ou não do veículo”, explicou o delegado Guilherme Iusten.
O motorista está entre as vítimas fatais do acidente.