SMS finaliza ações de combate às moscas em União dos Palmares

A ação foi desenvolvida por agentes de saúde e endemias que visitaram várias casas em bairros estratégicos

A ação foi desenvolvida por agentes de saúde e endemias que visitaram várias casas em bairros estratégicos (Crédito: Assessoria)

A ação foi desenvolvida por agentes de saúde e endemias que visitaram várias casas em bairros estratégicos (Crédito: Assessoria)

União dos Palmares – A proliferação da mosca-doméstica é um problema frequente e, além do incômodo, podem causar intoxicações alimentares e diarreias, especialmente em crianças. Para conter a proliferação de moscas no município de União dos Palmares, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de combate ao inseto em diversas localidades.

Nessa quarta-feira (13), o órgão informou que a segunda etapa da ação de combate ao inseto foi concluída. A ação foi desenvolvida por agentes de saúde e endemias que visitaram várias casas em bairros estratégicos. Nos locais, por meio de pincelamento, utilizou-se uma substância mosquicida.

“O mosquicida atrai as moscas de forma quase instantânea, eliminando de forma definitiva quando em contato com o produto. Além do trabalho direto na eliminação das moscas, os agentes orientam realizando também a parte educativa com os moradores”, explica o assessor técnico da vigilância epidemiológica e coordenador de vigilância da saúde do trabalhador, Fábio Monteiro.

+ Moradores denunciam lixo em terreno baldio e bloqueiam via como protesto em União

As ruas/locais percorridos durante a campanha foram: Luís Gomes de Freitas, Vila Kennedy, Edgar Sarmento, Marechal Deodoro, Terra Cavada /Morada das Árvores, Presciliano Sarmento, Miguel Palmeira, Tavares Bastos, Legião Brasileira, República dos Palmares, São Pedro, Rua da Linha, conjunto Padre Donald, Praça da Alimentação, Terminal Rodoviário, Praça Antenor Uchôa, Av. Monsenhor Clóvis e Mercado Público, pontos comerciais de alimentos e na feira livre.

Algumas medidas domésticas são importantes para ajudar a evitar moscas, como não deixar acumular o lixo por mais de quatro dias dentro de casa, lavar o recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária 1 vez por semana, proteger os alimentos do contato com as moscas, manter a higiene de sua casa em dia e, se e identificada a reprodução de moscas dentro da residência, eliminar com vaporizadores, armadilhas e com o uso cuidadoso de inseticidas.

*com Assessoria