União dos Palmares

Sinteal é contra volta às aulas em União dos Palmares: “A gente defende a vida”

O sindicato levanta a questão de que os trabalhadores da categoria, que atuam nas unidades de ensino, estarão se colocando na linha de frente sem nenhuma defesa.

Publicado: | Atualizado em 03/04/2021 09:50


O sindicato que representa os professores da rede municipal de ensino – o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) – declarou ser contra a proposição da Prefeitura de União dos Palmares em retomar as aulas presenciais sem que todos os profissionais sejam vacinados.

Embora já se tenha uma data definida para o retorno, que acontecerá na próxima segunda-feira (05/04), o sindicato levanta a questão de que os trabalhadores e profissionais da Educação, que atuam nas unidades de ensino, estarão se colocando na linha de frente sem nenhuma defesa.

Em entrevista à reportagem do portal BR104, a presidente do Sinteal da cidade, Flávia Alexandre dos Santos, disse que a decisão foi tomada pela gestão sem que houvesse qualquer tipo de diálogo com a categoria. Segundo ela, isso até aconteceu, mas em um momento distante.

— […] Nós sentamos em um momento, mas um momento distante, na formação do comitê onde ia existir toda organização para formar os protocolos para retornar as aulas, mediante como a pandemia fosse se comportar, mas, nesse posicionamento, agora não — disse a representante.

Flávia afirmou ainda que o sindicato se posiciona contrário à decisão, e defende que o retorno das aulas presenciais, ou até mesmo na forma híbrida, não deve acontecer antes da vacinação dos profissionais da educação do estado, que ainda segue sem uma previsão para ocorrer.

— Nós defendemos que o retorno às aulas presenciais só deveria acontecer após toda a classe trabalhadora ser vacinada, não só professor, mas todo o conjunto de trabalhadores que fazem a Educação, porque a gente vê que o espaço da escola é um espaço que não tem como você fazer educação sem existir aglomeração. E a gente defende a vida, que é a prioridade, a prioridade é a vida — pontuou Flávia.

— Temos um entendimento de que realmente o espaço de formação do aluno é a escola, temos essa compreensão, que é uma perda muito grande, porque não é só a aprendizagem que o aluno tem na escola. É toda a formação social dele. Mas entendemos que a vida é prioridade para o ser humano, tanto da criança como também do trabalhador — ressaltou a presidente.

Nesta quarta-feira (31), as escolas de União dos Palmares começaram a ser preparadas para receber os alunos, trabalhadores e professores. Flávia, por sua vez, espera que, de fato, essas medidas surtam efeitos positivos, e que o Município tenha estrutura adequada para seguir todos os protocolos.

— A gente não sabe, a gente só vai saber acompanhando, se eles disseram que tem, eu espero que tenha, porque a vida é muito importante, e se os protocolos não forem seguidos, se realmente as coisas não acontecerem, eu acho que muitas pessoas vão adoecerem, aí realmente tende a ficar muito pior — concluiu.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Secretário de Educação Petrucio Wanderley - @BR104
União dos Palmares
União dos Palmares não se habilitou para receber recursos do Fundeb em 2025

A falta de acesso a esses fundos pode gerar desequilíbrios no financiamento da educação básica no município


Verde Alagoas - @BR104
União dos Palmares
Verde anuncia falta d’água em seis bairros de União dos Palmares

A concessionária se compromete a restabelecer o serviço o mais breve possível e agradece a compreensão dos moradores durante o período de interrupção.


Novo CRAS em União dos Palmares | @ Assessoria
União dos Palmares
Dois novos CRAS são entregues à população palmarina

Investimento amplia e qualifica serviços da Secretaria de Assistência Social nas comunidades, Roberto Correia e Rocha Cavalcante.


Hospital Regional da Mata - @BR104
União dos Palmares
Homem com mandado de prisão em aberto é detido após dar entrada no HRM

Após receber alta médica, W.F.S. foi formalmente preso e, em seguida, conduzido à sua residência para recolher documentos pessoais


Trabalhador eletricista - - (Sean Gardner/Getty Images/VEJA)
União dos Palmares
Equatorial anuncia desligamento programado para bairros de União; veja local e data

Moradores de União dos Palmares devem se preparar para interrupções programadas no fornecimento de energia