Sinteal é contra volta às aulas em União dos Palmares: “A gente defende a vida”

O sindicato levanta a questão de que os trabalhadores da categoria, que atuam nas unidades de ensino, estarão se colocando na linha de frente sem nenhuma defesa.

Publicado em: 01/04/21 às 16:35 | Atualizado em 03/04/2021 09:50
Por Gustavo Lopes | BR104


Flávia Santos, presidente do Sinteal União dos Palmares — © BR104
Flávia Santos, presidente do Sinteal União dos Palmares — © BR104

O sindicato que representa os professores da rede municipal de ensino – o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) – declarou ser contra a proposição da Prefeitura de União dos Palmares em retomar as aulas presenciais sem que todos os profissionais sejam vacinados.

Embora já se tenha uma data definida para o retorno, que acontecerá na próxima segunda-feira (05/04), o sindicato levanta a questão de que os trabalhadores e profissionais da Educação, que atuam nas unidades de ensino, estarão se colocando na linha de frente sem nenhuma defesa.

Em entrevista à reportagem do portal BR104, a presidente do Sinteal da cidade, Flávia Alexandre dos Santos, disse que a decisão foi tomada pela gestão sem que houvesse qualquer tipo de diálogo com a categoria. Segundo ela, isso até aconteceu, mas em um momento distante.

— […] Nós sentamos em um momento, mas um momento distante, na formação do comitê onde ia existir toda organização para formar os protocolos para retornar as aulas, mediante como a pandemia fosse se comportar, mas, nesse posicionamento, agora não — disse a representante.

Flávia afirmou ainda que o sindicato se posiciona contrário à decisão, e defende que o retorno das aulas presenciais, ou até mesmo na forma híbrida, não deve acontecer antes da vacinação dos profissionais da educação do estado, que ainda segue sem uma previsão para ocorrer.

— Nós defendemos que o retorno às aulas presenciais só deveria acontecer após toda a classe trabalhadora ser vacinada, não só professor, mas todo o conjunto de trabalhadores que fazem a Educação, porque a gente vê que o espaço da escola é um espaço que não tem como você fazer educação sem existir aglomeração. E a gente defende a vida, que é a prioridade, a prioridade é a vida — pontuou Flávia.

— Temos um entendimento de que realmente o espaço de formação do aluno é a escola, temos essa compreensão, que é uma perda muito grande, porque não é só a aprendizagem que o aluno tem na escola. É toda a formação social dele. Mas entendemos que a vida é prioridade para o ser humano, tanto da criança como também do trabalhador — ressaltou a presidente.

Nesta quarta-feira (31), as escolas de União dos Palmares começaram a ser preparadas para receber os alunos, trabalhadores e professores. Flávia, por sua vez, espera que, de fato, essas medidas surtam efeitos positivos, e que o Município tenha estrutura adequada para seguir todos os protocolos.

— A gente não sabe, a gente só vai saber acompanhando, se eles disseram que tem, eu espero que tenha, porque a vida é muito importante, e se os protocolos não forem seguidos, se realmente as coisas não acontecerem, eu acho que muitas pessoas vão adoecerem, aí realmente tende a ficar muito pior — concluiu.


PRF apreende veículo dos Correios com R$ 13,5 milhões em cocaína no interior de Alagoas

Os criminosos traziam a droga do estado de São Paulo e seguiam para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Há 1 hora atrás | Redação

Covid-19: Maceió se consolida como a capital com a vacinação mais eficiente do país

A capital alagoana atingiu 95,2% da aplicação de doses contra o novo coronavírus na população maceioense.

Há 2 horas atrás | Redação | BR104

Exposição mostra trabalho artesanal de artistas de Murici

Vários materiais foram expostos e ficaram à disposição da prefeitura para uma exposição aberta ao público.

Há 2 horas atrás | Redação | BR104

“Obrigado, Queiroga!”, diz JHC sobre novo lote de vacinas para Alagoas

JHC disse que está pronto "para vacinar os maceioenses e ampliar a imunização".

Há 3 horas atrás | Redação

Quem é o pastor alagoano que prometeu orar para Paulo Gustavo morrer?

José Olímpio é braço direito do reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas.

Há 3 horas atrás | Redação

Barreira desaba e destrói residência em grota de Maceió

Uma casa ficou completamente destruída e outras três residências vizinhas foram condenadas pela Defesa Civil. Não houve feridos.

Há 4 horas atrás | Redação | BR104

Operação Cerco mira roubos e tráficos de entorpecentes em Anadia e Maceió

A ação policial aconteceu nas primeiras horas desta quinta-feira (15/04), e foi expedida pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Há 6 horas atrás | Redação | BR104

Adelson Andrade: A CPI da pandemia, Bolsonaro e o áudio vazado

Este é o assunto do podcast 5 Minutos desta quinta-feira (15/04), em que Adelson Andrade avalia a situação provocada pelo vazamento da gravação.

Há 7 horas atrás | Redação

Chuvas elevam nível do Rio Mundaú em União dos Palmares

De acordo com o Boletim Hidrológico da Semarh, o nível do Rio Mundaú está com uma forte tendência de crescimento.

Há 7 horas atrás | Redação

Deputado Cabo Bebeto é o entrevistado desta quinta (15) no BR360

O programa vai ao ar às 20 horas por meio da página oficial do BR104 no Facebook e YouTube.

Há 8 horas atrás | Redação | BR104