
Desde que foi inaugurado em outubro do ano passado, o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, já realizou milhares de atendimentos e ajudou a salvar a vida de um número imensurável de pessoas, apesar disso, muitos pacientes reclamam da falta de um exame de tomografia computadorizada, muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.
Como o hospital ainda não oferece esse tipo de exame, os pacientes que precisam ser submetidos a ele são transferidos para hospitais da capital, como é o caso do Hospital Geral do Estado (HGE). Uma ambulância da cidade de origem do paciente leva-o até o HGE – as vezes na companhia de uma enfermeira – faz o exame lá, e o paciente volta novamente para o HRM.
Em julho deste ano o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, anunciou a chegada de um tomógrafo no HRM. Segundo nota enviada ao BR104 pelo hospital, o tomógrafo já foi adquirido, e “está sendo instalado” e “até o próximo dia 13, para assegurar atendimento humanizado, ágil e eficiente a todos os usuários que procuram assistência na unidade.”
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que adquiriu seis novos tomógrafos e que um deles está sendo instalado no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, até o próximo dia 13, para assegurar atendimento humanizado, ágil e eficiente a todos os usuários que procuram assistência na unidade.”

Hospital Regional da Mata (HRM) — © Carla Cleto