União dos Palmares

Sem estrutura: Bebê morre no Hospital Regional da Mata por falta de equipamentos

A família da pequena R.G.G.B, de apenas 1 ano e 5 meses, afirma ainda que a espera por uma transferência durou 14 horas.

Publicado: | Atualizado em 12/10/2020 18:36


Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares | © Reprodução
Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares | © Reprodução

O Hospital Regional da Mata (HRM), recém-inaugurado em União dos Palmares, registrou a primeira morte nessa sexta-feira (9/10) por falta de estrutura. O caso foi denunciado ao BR104 pela família da pequena R.G.G.B, de 1 ano e 5 meses. A família afirma ainda que a espera por uma transferência durou 14 horas.

A tia da bebê, Agda Andrea, contou à reportagem que o drama começou na noite de quinta-feira (8/10), por volta das 22h, quando a criança foi levada para o hospital com broncoaspiração, decorrente de um refluxo. Ao chegar na unidade de saúde, ela foi atendida pela equipe médica e entubada.

No entanto, os familiares foram informados que pelo hospital não dispor de equipamentos adequados nem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, R.G.G.B seria transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mas que era necessário esperar pela liberação de vagas.

A espera, ainda segundo Agda, foi das 22h de quinta até próximo às 14h de sexta. Após quase 14 horas aguardando, o hospital avisou que havia conseguido um leito no HGE. Mas, antes da transferência ser realizada, a bebê teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou ao HRM para fazer o transporte da criança, o óbito já tinha sido constatado. “Ela não chegou a ir pro HGE. Quando o Samu veio chegar, a menina já tinha tido uma parada cardiorrespiratória, estavam tentando reanimar ela, e o Samu voltou”, ressaltou.

Agora, a família espera que sejam apuradas as responsabilidades pela morte de R.G.G.B. O sepultamento estava previsto para acontecer às 9h de hoje, no Cemitério Público Campo Santo dos Palmares, localizado na rua República dos Palmares.

Para que serve?

Recém-inaugurado, HRM registra primeira morte — © BR104

Recém-inaugurado, família denuncia falta de estrutura no HRM — © BR104

Com um investimento do Tesouro Estadual da ordem de R$ 32,3 milhões, a unidade de saúde foi entregue à população sem as mínimas condições de estrutura, já que denúncias apontam ainda que muitos serviços não estão funcionando, além do hospital não ter ala de pediatria.

“O governador disse ‘que o pessoal não precisava ir para o Hospital Geral do Estado (HGE)’, mas o hospital estava aguardando a vaga de um leito para criança na UTI, porque ai [Hospital Regional da Mata] não tem. Não está funcionando, está tudo fechado na ala de pediatria. Não tem”, afirma Andrea.

Quem precisa de atendimento, continua buscando como alternativa o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Vale lembrar, também, que quando o governador Renan Filho (MDB) anunciou a inauguração do HRM, ele afirmou que o hospital “seria entregue para atendimento geral”.

“O Hospital Regional da Mata já vai ser entregue para o uso completo. Ele não vai ser entregue somente para Covid. Então, no dia 5 de outubro, vamos entregá-lo já para atender todo cidadão alagoano que precisar de atendimento em saúde”, disse o governador a época, ao se referir ao perfil assistencial da unidade de saúde.

A reportagem do Portal BR104 solicitou um posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas não obteve resposta do órgão até o fechamento desta reportagem.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também


Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.


Vereador Marcos Filho e prefeito Kil | @ Divulgação
União dos Palmares
Prefeito Kil sanciona Lei de Regulamentação de Trilhas Ecológicas proposta pelo vereador Marcos Filho

Lei visa promover o uso sustentável dos recursos naturais e garantir a segurança dos praticantes nas áreas ambientais do município


Prefeito Areski Freitas falando ao microfone - @BR104
União dos Palmares
Rádio do Kil entra em fase de testes

Desde o início da semana, o sinal da emissora tem sido colocado no ar para testar o alcance e qualidade do sinal


Praça Padre Cicero — © Reprodução/Google Maps
União dos Palmares
Praça Padre Cícero; Moradores reclamam de som alto durante a madrugada

Segundo moradores, a Polícia Militar já foi acionada diversas vezes, mas não conseguem resolver o problema.