União dos Palmares

Rio Mundaú atinge cota de alerta em União dos Palmares segundo CPRM

Segundo o boletim do Sistema de Alerta operado pela CPRM, o rio atingiu a cota de 3,09 metros em União dos Palmares e se aproximou da cota de inundação

Publicado:


Rio Mundaú em União dos Palmares — © Reprodução
Rio Mundaú em União dos Palmares — © Reprodução

O rio Mundaú atingiu a cota de alerta no domingo (31) no município de União dos Palmares, em Alagoas, ao superar 2,75 metros. Na madrugada desta segunda-feira (1º) o rio continuou subindo até atingir a cota de 3,09 metros. As informações foram divulgadas para as autoridades de Defesa Civil municipal e estadual por meio de boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú, operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo a CPRM, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o rio começou a descer a partir das 7h30 desta segunda-feira (1º). De acordo com a previsão, foi descartada a possibilidade de atingir a cota de inundação, que é de 3,28 metros no município. O rio Mundaú havia entrado na cota de alerta na última quinta-feira (28) devido às chuvas no município de Correntes, em Pernambuco, mas havia retornado ao patamar de atenção. No entanto, a previsão de mais chuvas levou a equipe a projetar a possibilidade de ocorrer novamente a elevação dos rios, o que foi confirmado.

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici (AL), beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas.

ENTENDA OS PATAMARES – São utilizados três patamares como referência. Na cota de atenção, simbolizada pela cor amarela, a CPRM inicia a mobilização das equipes e a preparação dos modelos de previsão. Quando o rio atinge a cota de alerta, representada pela cor laranja, os modelos de previsão entram em operação contínua, produzindo boletins atualizados enviados a todo momento às autoridades. Vermelho é quando o rio transborda e foi alcançada a cota de inundação em algum ponto monitorado.

Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, que é de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA) e operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), além de outros parceiros. As previsões apresentadas são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. As informações podem ser conferidas no Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Mundaú por meio do link http://sace.cprm.gov.br/mundau/


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Júnior Menezes reunido com membors da OAB- @Reprodução
União dos Palmares
Júnior Menezes se reúne com a presidente da OAB

Durante o encontro, foram abordados temas como políticas públicas de apoio as mulheres


Torneira de água | © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia paralisação no abastecimento de água em União dos Palmares

Algumas áreas da cidade serão mais afetadas pelo desabastecimento, com previsão de normalização integral da distribuição de água na terça-feira (07).


Joelho com Luxação de patela - @Reprodução
União dos Palmares
União: Jovem sofre “luxação de patela” durante prática esportiva e é socorrido pelos Bombeiros

O adolescente, que se queixava de dores intensas no membro inferior esquerdo, foi prontamente assistido pelos profissionais, que confirmaram a suspeita de luxação de patela.



Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.