Rio Mundaú atinge cota de alerta em União dos Palmares segundo CPRM

Segundo o boletim do Sistema de Alerta operado pela CPRM, o rio atingiu a cota de 3,09 metros em União dos Palmares e se aproximou da cota de inundação

Publicado em: 01/06/20 às 18:08
Por Redação


Rio Mundaú em União dos Palmares — © Reprodução
Rio Mundaú em União dos Palmares — © Reprodução

O rio Mundaú atingiu a cota de alerta no domingo (31) no município de União dos Palmares, em Alagoas, ao superar 2,75 metros. Na madrugada desta segunda-feira (1º) o rio continuou subindo até atingir a cota de 3,09 metros. As informações foram divulgadas para as autoridades de Defesa Civil municipal e estadual por meio de boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú, operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo a CPRM, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o rio começou a descer a partir das 7h30 desta segunda-feira (1º). De acordo com a previsão, foi descartada a possibilidade de atingir a cota de inundação, que é de 3,28 metros no município. O rio Mundaú havia entrado na cota de alerta na última quinta-feira (28) devido às chuvas no município de Correntes, em Pernambuco, mas havia retornado ao patamar de atenção. No entanto, a previsão de mais chuvas levou a equipe a projetar a possibilidade de ocorrer novamente a elevação dos rios, o que foi confirmado.

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici (AL), beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas.

ENTENDA OS PATAMARES – São utilizados três patamares como referência. Na cota de atenção, simbolizada pela cor amarela, a CPRM inicia a mobilização das equipes e a preparação dos modelos de previsão. Quando o rio atinge a cota de alerta, representada pela cor laranja, os modelos de previsão entram em operação contínua, produzindo boletins atualizados enviados a todo momento às autoridades. Vermelho é quando o rio transborda e foi alcançada a cota de inundação em algum ponto monitorado.

Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, que é de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA) e operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), além de outros parceiros. As previsões apresentadas são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. As informações podem ser conferidas no Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Mundaú por meio do link http://sace.cprm.gov.br/mundau/


Alagoano viaja quase mil quilômetros para receber assistência no HRM

Ítalo dos Santos Feitoza, de 33 anos, havia feito uma cirurgia no Ceará, mas o procedimento não recuperou a sua saúde e ele teve que passar por um novo no seu estado de origem.

Há 6 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Maurício Borges: Único nordestino a integrar seleção masculina de vôlei

Na equipe brasileira, um alagoano vem se destacando e fazendo a diferença quando entra em quadra.

Há 6 horas atrás | Johny Lucena

OAB-AL questiona uso de “raio x” para advogados em presídios

O Conselho enviará um ofício para a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), questionando a medida.

Há 7 horas atrás | Redação

Após quase um mês entubado com Covid, homem acorda com cabeça ‘rachada’

O caso ocorreu no Distrito Federal e foi registrado pela vítima na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do município.

Há 7 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Venda de antidepressivos cresce 34% em Alagoas

Psicóloga aponta violência doméstica, desemprego e isolamento como responsáveis pelo aumento do consumo desses medicamentos.

Há 8 horas atrás | Redação

Horóscopo deste sábado (31/07) para o seu signo

Os astrólogos alertam os signos sobre aspectos que podem atrapalhar as suas habilidades nos setores espiritual, profissional, financeiro e relacionamento.

Há 8 horas atrás | Redação

Neymar recebe palmarino Bello Soares e família em sua residência

Por meio das redes sociais, o palmarino agradeceu a receptividade do atacante do PSG.

Há 9 horas atrás | Johny Lucena

Ônibus colide com carroça e homem fica ferido em União dos Palmares

O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), no Centro da cidade. A vítima foi encaminhada ao hospital local.

Há 9 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 38 milhões neste sábado (31)

As apostas podem ser feitas até às 19h em lotéricas ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 4,50.

Há 10 horas atrás | Redação

MCZ Cast: Podcast vai discutir ações na capital alagoana

De acordo com o secretário de Comunicação da capital, o podcast vai trazer credibilidade, agilidade e transparência.

Há 1 dia atrás | Johny Lucena