Recuperação de nascente beneficia comunidade quilombola na Serra da Barriga, em União dos Palmares

Além da nascente, foi entregue a Fonte Cristalina Dandara na região que leva à Serra da Barriga

Programa de Recuperação transforma toda a área da nascente em um filtro natural — © Ascom/Semarh

Programa de Recuperação transforma toda a área da nascente em um filtro natural — © Ascom/Semarh

União dos Palmares — A água é, sem dúvida alguma, um dos recursos mais preciosos do nosso planeta. Essa importância, associada a grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água sejam instrumentos essenciais para a manutenção e qualidade de vida da população.

No último dia 20 de novembro, em União dos Palmares, mais precisamente na Serra da Barriga, os moradores da localidade foram beneficiados com o Programa Recuperação de Nascentes, que tem como objetivo recuperar nascentes que estavam sem funcionamento, ou prejudicadas pela ação do homem.

A ação faz parte da Maratona Hídrica, executada pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que nos próximos 30 dias percorrerá mais de 20 município do Estado, visando levar água própria para o consumo para famílias que moram em regiões de seca e com dificuldade no acesso aos recursos hídricos.

Dona Neusa Maria dos Santos, de 69 anos, descendente de quilombolas e moradora da região desde que nasceu, foi uma das beneficiadas com a recuperação da fonte e, segundo ela, antes a água tinha um gosto diferente e era imprópria para o consumo humano.

O trabalho do Programa de Recuperação transforma toda a área da nascente em um filtro natural — © Ascom/Semarh

Agora, ela e sua família têm acesso a uma água de qualidade, como ela relatou. “Às vezes [a água] tinha um gosto diferente e a gente tentava proteger, com telhas para que nenhuma sujeira chegasse nela, mas às vezes não resolvia. Agora é diferente, ela é mais fina, não tem gosto e a gente usa para fazer tudo sem medo”.

O coordenador do Programa, Adolfo Barbosa, contou que quando chegou ao local, constatou que era uma água muito comprometedora para saúde. “Antes da nossa intervenção era comum que animais de várias espécies compartilhassem da mesma água dos moradores”, acrescentou.

+ Aprovado projeto que proíbe corte de luz e água nos fins de semana em União 

O Programa de Recuperação de Nascentes já recuperou mais de 180 nascentes desde 2015, beneficiando mais de 16 mil pessoas. Além da recuperação da nascente, foi criada a Fonte Cristalina Dandara, na ladeira da Serra da Barriga, com o intuito de hidratar turistas e moradores que percorrem a região.

Além de fazer a recuperação das nascentes, os técnicos da Semarh capacitam os moradores das localidades, que podem repetir o processo em outras regiões, fazendo uma ação de multiplicadores da ação. ”

“O trabalho do Programa de Recuperação transforma toda a área da nascente em um filtro natural, protegendo de qualquer ação que possa comprometer a água e além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, eleva a autoestima de todos”, destacou Fernando Pereira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

*com informações da Semarh