Produção de tapetes de Corpus Christi mobiliza grupos católicos em União

Grupos de católicos trabalham na produção de tapete para ornamentar ruas da cidade para a passagem de procissão

Grupos de católicos trabalham na produção de tapete para ornamentar ruas da cidade para a passagem de procissão — © Gustavo Lopes/BR104

Grupos de católicos trabalham na produção de tapete para ornamentar ruas da cidade para a passagem de procissão — © Gustavo Lopes/BR104

União dos Palmares — Pó de serra, areias coloridas, sal, cal. Esses são os materiais utilizados para confeccionar os famosos tapetes que irão ornamentar a procissão que acontece a partir das 17h pelas ruas do Centro de União dos Palmares, nesta quinta-feira (20), para a celebração de Corpus Christi.

A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264.

Para Matheus Galdino, que participa da montagem há quase cinco anos, esse momento “tem um significado que é inexplicável. “Hoje celebramos o corpo de Cristo, que se faz pão, alimento espiritual que fortalece a nossa fé através da comunhão”, disse ele.

Matheus Galdino participa da confecção dos tapetes há quase cinco anos — © Gustavo Lopes/BR104

Desde as primeiras horas da manhã, ele se mobilizou para a confecção dos tapetes que, apesar de cansativo, o trabalho em conjunto torna-se “muito proveitoso e revigorante”. “A nossa fé é baseada no corpo de Cristo. É magnifico, perfeito e gratificante. É, sem dúvida, o melhor momento que podemos ter com a eucaristia”, afirma.

Matheus, assim como outros jovens, faz parte de diferentes movimentos da Igreja Católica, como por exemplo o Juventude Missionária, MEJ (Movimento Eucarístico Jovem), Jufra (Juventude Franciscana), Pascom (Pastoral da Comunicação), Vicentinos, Pastoral da Crisma e acólitos.

Ele finaliza explicando que cada imagem tem um significado. “Antigamente, cada grupo fazia um tapete. Este ano, optamos por fazer um cronograma. Quisermos fazer algo que relacionasse uma imagem a outra, mostrando desde o momento em que o anjo vem anunciar a vinda de Jesus até o último desenho, que é a Eucaristia formada”. Vale ressaltar, que este é o único dia em que o Santíssimo saí às ruas.