Checamos: Procon/AL não apreendeu 420 kg de carne em supermercado de União

A informação compartilhada nas redes sociais diz ainda que foram encontrados outros alimentos com a data vencida

Procon/AL esteve na cidade apenas para fiscalizar, orientar e recomendar as adequações que fossem necessários — © Ascom/Procon-AL

Procon/AL esteve na cidade apenas para fiscalizar, orientar e recomendar as adequações que fossem necessários — © Ascom/Procon-AL

União dos Palmares — Circula nas redes sociais desde o início da semana, a notícia de que o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), durante visita realizada na última quarta-feira (21) a cidade de União dos Palmares, tinha apreendido cerca de 420 kg de carne vencida em um supermercado popular da cidade.

A informação diz ainda que, além da carne apreendida, foram encontrados outros alimentos com a data vencida, como salsichas, linguiças e salames. O autor do texto comenta que a proprietária, dona de outros estabelecimentos, pediu para que um deles fosse fechado, evitando assim ser alvo da fiscalização.

Confira na íntegra abaixo:

“Procon apreendeu 420kg de carne, linguiça, salsicha, peixe..linguisa… até salame fluminenese … tudo fora da validade….. tudo vencido.. Ela mandou até fechar o Unidão com medo do procon ir lá….e mandou os funcionario tirar os produtos vencidos das pratileira…pra fiscalização nao pegar nada quando batesse lá” [SIC], diz a mensagem compartilhada.

+ Procon/AL fiscaliza espera em fila de bancos em União dos Palmares

A informação, porém, é fake. O BR104 checou e confirmou que, de fato, o órgão esteve no estabelecimento comercial, mas que nenhum produto foi apreendido, tendo em vista que o Procon/AL esteve na cidade apenas para fiscalizar, orientar e recomendar as adequações que fossem necessárias.

O órgão recomendou apenas que o supermercado fizesse algumas adequações, como preço visível ao consumidor e correções na data de validade dos produtos produzido pelo próprio estabelecimento. Deu ainda o prazo de 20 dias para que o local regularize o que determinado pelo órgão.