
A tradicional Procissão do Mastro abriu os festejos de Nossa Senhora de Lourdes, em União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. Realizada no dia 9 de fevereiro, a celebração reuniu centenas de fiéis no distrito Rocha Cavalcante, dando boas-vindas ao novenário da Santa, que se inicia nesta sexta-feira (14). Nesta quinta-feira (13), os devotos expressam sua fé pelas ruas da cidade com a Procissão Luminosa e o hasteamento da bandeira da padroeira da Paróquia que leva o seu nome.
A Procissão do Mastro é um momento sagrado para os moradores do distrito Rocha Cavalcante e comunidades vizinhas. Simbolizando o sacrifício de Jesus Cristo ao carregar a cruz, a caminhada enche as ruas de fé, devoção e união, fortalecendo a história religiosa local e renovando a espiritualidade daqueles que participam dessa tradição.
“Quem o carrega e o ergue recorda o mandado de Nosso Senhor de renunciar a si mesmo e tomar a cruz todos os dias, com um coração cheio de esperança, porque não caminha sozinho. Além disso, tem a Virgem Maria como modelo de fé”, afirmou o padre da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Lourenço Júnior.
Para o Padre Lourenço Júnior, a Procissão do Mastro representa um sinal de esperança para a comunidade. Ele destaca que os moradores se preparam para esse momento com o objetivo de agradecer a Deus pelas graças concedidas às suas famílias e aos seus trabalhos, especialmente na agricultura, por intercessão da Virgem de Lourdes.
“Tal costume remonta aos primeiros devotos da nossa Padroeira, que, dias antes da novena, iam à mata à procura de uma árvore para erguer a bandeira. A partir desse símbolo, os moradores ao redor eram informados de que a festa havia começado. Muitos saíam de suas casas e caminhavam léguas para participar da Festa de Nossa Senhora de Lourdes em Barra do Canhoto”, relata o Padre Lourenço Júnior.
A procissão possui um significado não apenas religioso, mas também cultural e histórico. Atualmente, a escolha do mastro é uma oferta das famílias, sendo que, a cada ano, uma delas o doa à comunidade.
A cerimônia tem início com os homens rezando o terço. Em seguida, eles cortam o mastro e o transportam em um caminhão até uma fazenda onde, segundo a tradição oral da comunidade, foi encontrada uma imagem da Virgem de Lourdes, apesar de não haver registros documentados desse fato.
O tamanho do mastro varia a cada ano. “O importante é que seja maior que a torre da igreja”, afirma o padre Lourenço Júnior. Em 2025, o mastro tinha 18 metros.
A prática religiosa prepara a comunidade para receber a festa de Nossa Senhora de Lourdes, que conta com uma programação repleta de eventos, incluindo procissões, Santa Missa, alvorada festiva, Santo Terço e novena, entre outras atividades.
Devota de Nossa Senhora de Lourdes, Elisabete Dias confiou suas orações, fé e esperança à Santa para enfrentar o tratamento do neto, de 4 anos, que apresentava um quadro asmático. As crises levavam a criança ao hospital a cada três meses para tratamento com um pneumologista.
“Entre idas e vindas, eu pedia que Nossa Senhora intercedesse junto ao seu Filho Jesus pela cura do meu neto. Nossa Senhora de Lourdes intercedeu, e eu tive essa graça alcançada”, relata a fiel, afirmando que, apesar de estar em acompanhamento médico, o neto está há mais de um ano sem apresentar crises asmáticas.
Mabel de Melo Pimentel, moradora da comunidade Sagrado Coração de Jesus há 40 anos, integra a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes há uma década. Para ela, a festa da padroeira é um tempo de graça.
“É muito valioso e participamos com entusiasmo, pois nós apoiamos uns nos outros para realizar e comemorar esse grande dia de Nossa Senhora de Lourdes”, afirma.
Programação
Nesta quinta-feira (13), a Procissão Luminosa e o hasteamento da bandeira acontecem às 18h30. Em seguida, às 19h30, o Padre Elias Roberto presidirá a Santa Missa.
Entre sexta-feira (14) e 22 de fevereiro, os dias do novenário começam às 6h com o Ofício da Imaculada; às 12h, com o Santo Terço; às 18h30, com a Novena; e às 19h, com a Santa Missa.
A festa da padroeira Nossa Senhora de Lourdes se encerra com uma solenidade no dia 23 de fevereiro, quando haverá uma alvorada festiva às 6h. Às 9h e às 15h, serão celebradas Santas Missas, seguidas pela Procissão Solene de encerramento às 16h30.
Na segunda-feira (24), a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes realiza uma missa às 19h, dedicada aos paroquianos que colaboraram durante os dias festivos para a celebração da festa.