União dos Palmares

Prefeitura de União dos Palmares explica atraso de salário dos aposentados

Problema se deu depois que foram descobertas diversas irregularidades no pagamento do benefício

Publicado: | Atualizado em 20/09/2019 14:18


Prefeitura de União explica atraso de salário dos aposentados — © Ilustração
Prefeitura de União explica atraso de salário dos aposentados — © Ilustração

União dos Palmares — O secretário de Finanças da Prefeitura de União dos Palmares, Anderson Ventura, se pronunciou, na tarde desta quinta-feira (19), sobre a reivindicação de servidores municipais inativos em relação ao atraso no pagamento salarial, que afirmam que já estão passando por dificuldades.

Na manhã dessa quarta-feira (18), os servidores foram até à sede do Ministério Público Estadual (MPE) para reivindicar os pagamentos. A categoria foi atendida pela promotora de Justiça Dra. Adilza. Ficou agendada uma audiência para a próxima terça-feira, dia 24 de setembro, com a presença do prefeito Areski Freitas.

Anderson disse que o problema se deu depois que foram descobertas diversas irregularidades no pagamento do benefício. Ele explicou que há cerca de dois meses foi feito um recadastramento e, junto a ele, uma análise na documentação dos servidores aposentados, onde foram averiguados caso a caso.

“Foi estudado caso a caso para ver quem tinha de verdade o direto de receber. A folha foi feita há muito tempo, numa gestão passada, onde ninguém até então havia tomado conta dela. Apenas se pagava. Nós resolvemos fazer isso para não está pagando injustamente a quem não tem direto”, acrescentou.

Durante a verificação das documentações, foi descoberto que alguns beneficiários recebiam gratificações que servidores aposentados não têm direito, por não está na ativa. Constatou-se ainda que alguns desses beneficiários, além da aposentadoria paga pelo município, recebiam salários através do INSS.

“Também foi verificado que pessoas recebiam pelo município e pelo INSS, ou seja, duas aposentarias. A mesma coisa tinha algumas pensões. Por exemplo: o marido ou esposa tinha falecido, e no mesmo período essa pessoa deu entrada no INSS e pela aposentadoria do município”, esclareceu.

Anderson informou que esse processo ainda está em trâmite e, para não pagar a pessoas que não têm direito, optou por não fazer repasse salarial. Disse ainda que aguarda a conclusão dos processos, previsto para serem concluídos até o fim de setembro, onde serão identificadas as pessoas que estão irregulares.

+ Zé Alfredo descumpre decisão judicial e não devolve R$ 41,6 mil aos cofres públicos

Questionado sobre os atrasos recorrentes, Anderson confirmou que em alguns meses houve, de fato, atraso no pagamento dos benefícios, mas que são é todos os meses. Acrescentou o único atraso é o do vencimento do dia 10 de setembro, já que o processo ainda está em andamento.

“A justificativa dos atrasos no passado é só em questão financeira mesmo. Questão de recursos que o INSS, às vezes, bloqueia recursos a mais do FPM do dia 10, algum bloqueio judicial. Com isso, acontece que o dinheiro arrecadado não da pra pagar todo mundo”, finalizou.

Greve de fome

Para chamar a atenção da gestão, a categoria decidiu que, caso o prefeito não cumpra com o acordo, os servidores ameaçam fazer uma greve de fome na porta da Prefeitura Municipal e do Ministério Público, ‘até que as autoridades do Poder Judiciário e Legislativo tomem alguma providência’.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.



Vitima de homicidio - @Reprodução
União dos Palmares
Quem era Ricardo, morto em suposta emboscada da ex-esposa em União dos Palmares

O episódio ocorreu no domingo à noite, logo após Ricardo chegar do trabalho.