Prefeitura desmente suposto caso suspeito de Covid-19 em União dos Palmares

Fake news circula nas redes sociais com imagem e áudio. Informação é falsa e prefeitura diz que está monitorando os fatos

Prefeitura de União desmente suposto caso confirmado de Covid-19 — © Reprodução

Prefeitura de União desmente suposto caso confirmado de Covid-19 — © Reprodução

União dos Palmares — Uma foto circula em redes sociais com a informação de um caso suspeito de coronavírus em União dos Palmares (AL). A notícia, que é repassada com um áudio, é falsa e a administração municipal afirma que a intenção é causar pânico na população.

Em nota, a prefeitura esclareceu que não há nenhum caso suspeito ou confirmado na cidade, e que está monitorando os fatos. “Qualquer novidade será divulgada a todos. Mas nosso dever agora é proteger União, e nos prepararmos para lidar com todos os cenários futuros possíveis”, diz o comunicado.

O texto ressalta ainda que qualquer informação contrária “é fake news” e alerta: “Muito cuidado em compartilhar informações falsas e causar pânico coletivo desnecessário. É momento de cuidado e prevenção, conosco e, principalmente, com o próximo, não de assustar.”

Suspeitas da doença

De acordo com dados do último boletim oficial do Ministério da Saúde, o número de casos suspeitos do novo coronavírus dobrou em Alagoas. Até segunda-feira (16), o último levantamento apontava 16 prováveis casos da doença. Neste momento, 34 pacientes são observados e um confirmado.

Em nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), além do caso suspeito no município de Arapiraca, foi registrado outro caso em Palmeira dos Índios, o segundo do Agreste. Os demais casos investigados são na capital alagoana. O número representa um aumento de 112% em comparação com o último boletim.

Em todo o País, o número de casos suspeitos quadruplicou em 24 horas. Saltou de 2.064 para 8.819. Até o momento, foram confirmados 291 casos, com uma morte. Os casos confirmados cresceram 23%.

Prefeitura desmente suposto caso confirmado de Covid-19 — © Divulgação