Prefeitura de União realiza poda e corte de árvores que representam risco

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, para cada árvore cortada serão replantadas outras cem. Até o momento, 15 árvores já foram suprimidas ou podadas

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, para cada árvore cortada serão replantadas outras cem (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, para cada árvore cortada serão replantadas outras cem (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

União dos Palmares – A Prefeitura de União dos Palmares, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza desde a semana passada a poda e supressão de árvores que oferecem riscos à população. Muitas árvores antigas tiveram que ser suprimidas, já que estavam oferecendo risco para os moradores, motoristas e pedestres, principalmente em épocas de chuva.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Afrânio Mendonça, o objetivo dos serviços de poda preventiva é garantir que a planta continue saudável, evitando a eventual necessidade de corte. Antes do corte, um engenheiro florestal da autarquia realiza uma avaliação técnica para mensurar a necessidade e a viabilidade de realização.

No último domingo (05), a ação que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros (CB) e a Equatorial, teve como objetivo a poda de duas grandes árvores – com aproximadamente 17 metros de altura – na Rua Leão Veloso, ao lado da Caixa Econômica Federal, para evitar a queda de galhos e o contato com os fios elétricos.

+ Campanha educativa alerta para o descarte correto do lixo em União

Responsável pela manutenção das árvores, Ernandes ressaltou que já existem 25 mil árvores para reflorestamento. “Já estamos com 25 mil árvores para reflorestar. Enquanto a gente tira uma árvore, devemos plantar outras cem”, disse ele, acrescentando que árvores já foram replantadas na Serra da Barriga.

Ele acrescentou que solicitações de serviços devem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente. Após vistoria realizada por um engenheiro, caso seja detectada a necessidade de poda ou corte de árvore, a secretaria executa o procedimento.

Vale ressaltar que em casos de árvores entrelaçadas à rede elétrica ou muito próximas aos fios de energia devem ser comunicados à Equatorial para execução do serviço.