União dos Palmares

Prefeitura de União emite nota de repúdio após cidade amanhecer pichada

Essa é a segunda vez que patrimônios históricos do município são vítimas da ação de vândalos

Publicado: | Atualizado em 18/01/2020 09:54


Pichação em patrimônio  histórico palmarinos — © Alyson Santos
Pichação em patrimônio histórico palmarinos — © Alyson Santos

União dos Palmares — O município de União dos Palmares foi mais uma vez vítima de vandalismo na manhã desta sexta-feira (17). A cidade palmarina amanheceu com pontos estratégicos pichados com mensagens de “Fora Kil”.

Essa é a segunda vez que pessoas utilizam os patrimônios públicos para expressarem suas indignações contra a administração do prefeito Areski Freitas (MDB-AL). No entanto, o que tem sido prejudicado são os locais, que na maioria das vezes funcionam como pontos turísticos.

Em novembro de 2019, antes da inauguração da pista que dá acesso a Serra da Barriga, vândalos utilizaram a mesma proposta de reivindicação contra o prefeito. Na época,Kil gravou um vídeo mostrando sua indignação contra os atos de vandalismos praticados contra os patrimônios públicos do município.

A prefeitura emitiu uma nota de repúdio contra o caso, e disse que o direito de expressão e manifestação de pensamentos devem ser assegurados aos cidadãos palmarinos, mas é inaceitável a expressão praticada de forma irresponsável e delituosa.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura, em nome da população de União dos Palmares, vem a público manifestar total repúdio a mais uma ação criminosa de vandalismo praticada contra o patrimônio público.

Os direitos à liberdade de expressão e à manifestação de pensamento devem ser assegurados a todos os cidadãos. Contudo, é inaceitável que tal liberdade seja praticada de forma irresponsável e delituosa, como o fato ocorrido na manhã desta sexta-feira (17), quando a população se deparou com os efeitos prejudicais das ações de vândalos que picharam diversos pontos do acesso à Serra da Barriga (Memorial Quilombo dos Palmares), Patrimônio Cultural do Mercosul e indiscutível eixo importantíssimo para fomentação do turismo e economia local.

A prática de pichação, de acordo com o Artigo 65 da Lei 9.605, é crime passível de pena de detenção de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa.

Por isso, danificar o patrimônio público e agir com vandalismo não é, de modo algum, postura de quem deseja se manifestar democraticamente. Ao prejudicar o patrimônio público, a atitude compromete não apenas a integridade dos locais danificados, mas à economia e turismo local, ao respeito que se deve à um local que abriga um legado histórico e cultural que é de reconhecimento mundial e ao direito democrático de todo cidadão palmarino.

Diante do exposto, a Procuradoria Municipal, no uso das medidas legais cabíveis ao caso, reitera que práticas criminosas devem ser intoleráveis e comunica que já está agindo de forma jurídica e solicitando a intervenção das Polícias Civil e Federal, assim como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Placa Usina Laginha pichada — © Alyson Santos

Placa Usina Laginha pichada — © Alyson Santos

Piista de acesso a Serra da Barriga pichada — © Alyson Santos

Piista de acesso a Serra da Barriga pichada — © Alyson Santos


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Secretário de Educação Petrucio Wanderley - @BR104
União dos Palmares
União dos Palmares não se habilitou para receber recursos do Fundeb em 2025

A falta de acesso a esses fundos pode gerar desequilíbrios no financiamento da educação básica no município


Verde Alagoas - @BR104
União dos Palmares
Verde anuncia falta d’água em seis bairros de União dos Palmares

A concessionária se compromete a restabelecer o serviço o mais breve possível e agradece a compreensão dos moradores durante o período de interrupção.


Novo CRAS em União dos Palmares | @ Assessoria
União dos Palmares
Dois novos CRAS são entregues à população palmarina

Investimento amplia e qualifica serviços da Secretaria de Assistência Social nas comunidades, Roberto Correia e Rocha Cavalcante.


Hospital Regional da Mata - @BR104
União dos Palmares
Homem com mandado de prisão em aberto é detido após dar entrada no HRM

Após receber alta médica, W.F.S. foi formalmente preso e, em seguida, conduzido à sua residência para recolher documentos pessoais


Trabalhador eletricista - - (Sean Gardner/Getty Images/VEJA)
União dos Palmares
Equatorial anuncia desligamento programado para bairros de União; veja local e data

Moradores de União dos Palmares devem se preparar para interrupções programadas no fornecimento de energia