Prefeito de União participa de reunião e negociação do SAAE avança

Areski Freitas se reuniu com o secretário da Fazenda do Estado, George Santoro

Prefeitos participam de reunião com secretário da Fazenda

Prefeitos participam de reunião com secretário da Fazenda

Em União dos Palmares, a população segue indignada com a possibilidade da privatização do SAAE. Tal projeto nem se parece com a obra da Prefeitura que, por sinal, tem caminhado, e muito rápido.

Um novo capítulo do triste fato da autarquia aconteceu na última segunda-feira (30) em um grande encontro. Duas reuniões foram realizadas para tratar sobre o tema. A primeira foi com os gestores do Bloco B, que representa o Agreste e o Sertão. E a segunda com gestores do Bloco C, que representa o Litoral e a Zona da Mata. O objetivo foi discutir a universalização da água e do saneamento básico.

Em mais um encontro, estiveram presentes os prefeitos dos municípios que formam os blocos B e C das unidades regionais de saneamento, além do representante do Governo do Estado, e o secretário da Fazenda.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, esteve presente, pois União dos palmares pertence ao bloco C. Nessa nova reunião, foram apresentadas pelo Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, as alterações realizadas nas concessões e outorgas com a iniciativa privada para garantir a viabilidade financeira das obras obrigatórias pelos municípios.

Um momento importante desse encontro se deu com a apresentação de reivindicações feitas por deputados federais e estaduais, além dos prefeitos, que solicitaram alterações e adequações com relação às concessões. Ainda segundo o secretário da Fazenda, George Santoro, o estado pretende analisar e atender as solicitações.

Muitos detalhes precisam ser levados em consideração dentro de um processo como esse. Afinal, após bater o martelo, não tem volta. Por isso, cada aspecto precisa ser analisado ponto a ponto, com extrema atenção e rigor, para que a população seja ouvida e orientada. Um dos pontos criticados em alguns municípios que já aderiram as concessões, se deve à falta diálogo com o povo, o qual espera que as audiências públicas aconteçam e que tenha acesso a todos os detalhes desse processo.

Em União dos Palmares, o povo vê com tristeza toda essa negociação. O SAAE que hoje pertence ao município está prestes a passar para mãos da iniciativa privada. Para o prefeito, constará em sua biografia esse fato. O silêncio incomoda o povo neste momento. Que o povo seja chamado ao diálogo e não seja apenas informado da privatização do SAAE.