Por telefone, bombeiro orienta mãe a salvar bebê engasgado em União

A mãe realizou a manobra de Heimlich e conseguiu reestabilizar a respiração da criança.

Manobra de Heimlich | © Reprodução/Ilustração

Manobra de Heimlich | © Reprodução/Ilustração

Um bebê de apenas cinco meses se engasgou e foi salvo após um bombeiro militar ajudar a mãe, por meio do telefone, a fazer os primeiros socorros. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (16/7) no município de União dos Palmares, na Zona da Mata do Estado.

Ainda por telefone, a mulher foi orientada a fazer a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso dos pulmões. Enquanto a genitora realizava o procedimento, três bombeiros se deslocaram para o local.

A Corporação informou que, quando a guarnição chegou na residência, a criança já tinha sido estabilizada. A mãe foi orientada a levar a filha para o hospital, mas recusou as recomendações.