Pela 1ª vez na história, Procissão do Mastro em União dos Palmares não acontecerá

Momento mais marcante das festividades à padroeira da cidade, a tradição secular foi interrompida em atendimento aos protocolos da Covid-19.

Frei Vanderson explica como será a festa de Santa Maria Madalena — © Reprodução/Doze em Ponto

Frei Vanderson explica como será a festa de Santa Maria Madalena — © Reprodução/Doze em Ponto

As determinações para o isolamento social, para conter a pandemia da Covid-19, têm modificado as tradições religiosas por todo o estado de Alagoas, e os religiosos buscam usar a criatividade para criar soluções e permitir que fiéis participem das celebrações mesmo de casa.

Um dos eventos religiosos mais tradicionais de União dos Palmares, a Festa de Santa Maria Madalena entra em sua 186ª edição com programação bem diferente dos anos anteriores. A Santa será festejada sem sua tradicional procissão e com redução de público nas missas.

Momento mais marcante do início às festividades à padroeira, a Procissão do Mastro vai acontecer de forma simbólica, no próximo domingo (17/01). Neste ano, o tronco não será erguido pelos fiéis, mas sim com o auxílio de guindaste. É o que explica o frei Vanderson.

“Este ano não teremos a Procissão do Mastro, por conta da pandemia, que nos impede de fazer aglomerações. Teremos toda festa religiosa de Santa Maria Madalena, vai ter a missa às 8h e às 11, e neste dia então o mastro simbolicamente vai ser erguido por um guindaste aqui na Praça Brasiliano Sarmento”, explicou o frei.

As homenagens terão transmissões ao vivo por meio das redes sociais da paróquia, Instagram e Youtube, e seguem até o próximo dia 2 de fevereiro. Neste dia, também será realizada a procissão com a imagem peregrina da padroeira pelas ruas da cidade. Adaptada, ocorrerá em forma de carreata.

Outras informações em relação à festa de Santa Maria Madalena pode ser conferida na reportagem abaixo, de Alexandre Tenório.

Procissão do Mastro vai acontecer de forma simbólica — © Pascom/SMM