Na manhã desta segunda-feira (25), uma coletiva de imprensa foi realizada em União dos Palmares para tratar do trágico acidente ocorrido no domingo (24), na Serra da Barriga.
O evento contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas; do prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas; do vice-prefeito Júnior Menezes; do delegado responsável pelo inquérito; do coronel da equipe de resgate; do médico-cirurgião responsável; e do secretário de Saúde, Gustavo Pontes.
Na ocasião, o governador elogiou a atuação rápida e eficaz do governo estadual e da Prefeitura para minimizar os impactos do acidente e prevenir mais mortes.
Ele também agradeceu especialmente aos servidores municipais, bombeiros, policiais militares e profissionais de saúde que têm trabalhado incansavelmente para atender os sobreviventes.
O governador destacou ainda a importância do Hospital Regional da Mata (HRM) no resgate e tratamento das vítimas.
“O Hospital Regional da Mata salva vidas todos os dias e restabelece a saúde de muitas pessoas aqui de União dos Palmares, da região e do estado de Alagoas. É um hospital referência para o estado. Com certeza, se nós não tivéssemos o Hospital Regional da Mata, nós teríamos tido mais vítimas fatais nesse acidente”, afirmou.
Medidas para evitar novos acidentes
Questionado sobre as ações para aumentar a segurança na subida da Serra da Barriga, Dantas anunciou que o governo estadual, em parceria com a Prefeitura, mobilizará engenheiros e técnicos especializados para elaborar um projeto que minimize os riscos de acidentes.
“O mais prudente e eficaz é promover uma reunião com os engenheiros da Setran e especialistas em segurança para preparar um projeto, seja de infraestrutura ou de translado, garantindo maior segurança para quem visita a Serra, que é um patrimônio mundial e recebe visitantes do mundo todo”, explicou.
Sobre a ausência de barreiras de proteção na estrada, Dantas esclareceu que a via foi construída há alguns anos por meio de uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de União dos Palmares, mas, na época, os técnicos responsáveis não consideraram necessário instalar guardrails.
No entanto, ele já determinou que a Setran e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em conjunto com a Prefeitura, realizem uma nova avaliação e elaborem um projeto para aumentar a segurança no local.