
União dos Palmares – Na tarde dessa segunda-feira (24), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) esteve no município de União dos Palmares, no parque de diversões onde na noite do último domingo (23), um brinquedo saiu dos trilhos e por pouco não causou uma tragédia.
O brinquedo conhecido como “Patinha”, acabou se desprendendo do trilho e caindo no chão. Uma criança, que não pôde ser identificada, foi socorrida para o Hospital São Vicente de Paulo, no Centro do Município. Apesar do susto, a criança não ficou ferida.
A responsável pelo parque, Valéria Cristina, contou a reportagem do BR104, que toda a documentação do parque está em dia, inclusive, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Além disso, ela garantiu que os brinquedos passam por vistorias diárias, mas após uma fiscalização do CB, foram constatadas diversas irregularidades.
+ Bombeiros são acionados após deslizamento de barreira; mulher está soterrada
De acordo com o Major Cavalcante do Corpo de Bombeiros (CB), o empreendimento não precisa de um alvará do órgão para entrar em funcionamento, já que está instalado em espaço aberto. É necessário, apenas, que um responsável técnico ateste a segurança tanto mecânica – da montagem e da manutenção dos equipamentos – quanto uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) elétrica.
“No primeiro momento, foi apenas para verificar se o empreendimento estava de acordo com o que a ART dizia. Mas na vistora de hoje, nós constatamos que algumas coisas não estavam seguindo o que a norma recomenda. Foram encontrados problemas tanto na parte elétrica quanto na montagem de mecânica dos equipamentos”, explicou.
Por conta das irregularidades constatadas, a responsável foi notificada, e o parque de diversões foi interditado até que as normas sejam cumpridas. “Algumas coisas não seguiam o que as normas recomendam. Diante da constatação, fizemos a interdição até que o responsável corrija as irregularidades. Só após o laudo de manutenção, dado por um engenheiro, atestando a segurança dos brinquedos, o empreendimento poderá voltar ao seu funcionamento normal”, afirmou.