Palmarino é semifinalista na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

O estudante foi escolhido com o texto "Quilombo", que contou com a orientação do professor Gilmar de Oliveira da escola estadual Rocha Cavalcanti

Palmarino é semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa — © BR104

Palmarino é semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa — © BR104

União dos Palmares — O estudante Márcio Lucas da Silva, da cidade de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, foi um dos semifinalistas da categoria Memórias Literárias, da 6º edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país.

Ele foi escolhido com o texto “Quilombo”, que contou com a orientação do professor Gilmar de Oliveira da escola estadual de ensino médio Rocha Cavalcanti. O tema escolhido pelo estudante retrata a desvalorização cultural da cidade, baseando-se na história de Quilombo dos Palmares.

“Eu lembro que no começo do ano eu falei ‘eu vou focar esse ano para conseguir fazer textos melhores e argumentar melhor’. E foi exatamente isso que fiz desde o começo do ano e consegui chegar a esse nível”, contou o estudante, que com a medalha no peito, disse que a sensação é de ‘dever cumprido’.

+ Estudantes de Penedo se destacam em competição nacional

Para o professor, ter um aluno da escola e da cidade como representante da olimpíada é motivo de orgulho. “É uma medalha que representa esse pioneirismo aqui na escola, de ir pra semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, que é um evento nacional da educação voltado para a leitura e produção de texto”, disse Gilmar.

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O evento de premiação para os vencedores está previsto para o dia 9 de dezembro de 2019.