Número de homicídios em União cai 3,70% nos 9 primeiros meses de 2021

Somente em setembro, houveram dois assassinatos, contra nenhum no mesmo mês do ano passado.

Polícia Civil em cena de crime | © Andrê Nascimento/G1

Polícia Civil em cena de crime | © Andrê Nascimento/G1

União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, teve uma redução de 3,70% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) registrados nos nove primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.

Os dados foram obtidos pelo Núcleo de Jornalismo de Dados (NJD) do BR104, com base nos registros oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSPAL), atualmente comandada pelo secretário Alfredo Gaspar de Mendonça.

Somente em setembro, houveram dois assassinatos, contra nenhum no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os nove meses, foram 26 mortes violentas — uma a menos que o registrado de janeiro a setembro de 2020, com 27.

O crime mais recente ocorreu no dia 28 de setembro. A vítima, Mickael da Rocha Cardoso, de 20 anos, foi morta a tiros quando estava em um bar na companhia de uma colega, no distrito de Timbó, na zona rural de União dos Palmares.

No mesmo mês, no dia 19, o jovem Pablo Patrick da Silva, de 18 anos, também foi assassinado a tiros. Dois suspeitos de envolvimento no crime foram presos no mesmo dia e, segundo a Polícia Civil, a motivação foi dívidas por drogas.

Ainda conforme os números do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da SSP, comparado ao ano anterior, houve uma redução de 7,9% no número de crimes violentos em Alagoas nos nove primeiros meses.

Enquanto no ano passado foram registradas 100 mortes, em 2021, foram 93. Dos homicídios cometidos neste ano, 96,8% foram contra homens, sendo as maiores vítimas pessoas entre 18 e 29 anos — a maioria deles praticados com arma de fogo.