Nova União: João Caldas traz empresário e futuro investidor para visita técnica

O projeto Nova União visa a revitalização da área da antiga usina Laginha, transformando-a em um grande complexo residencial, comercial e industrial.

João Caldas | © Reprodução

João Caldas | © Reprodução

Nos últimos dias, o ex-deputado João Caldas veio para União dos Palmares, cidade da Zona da Mata de Alagoas, e trouxe consigo o empresário Camilo Brito, dono do Shopping Center Parque das Feiras, em Toritama, Pernambuco, para visitar a região da antiga Usina Laginha.

A visita deveu-se ao projeto de Caldas, chamado Nova União, que visa a revitalização da área, transformando-a em um grande complexo residencial, comercial e industrial. Na área comercial e industrial, os envolvidos estudam a possibilidade de trazerem um shopping semelhante ao de Toritama e implantarem a indústria da confecção na antiga Laginha.

Segundo Camilo Brito, com essa indústria, o Agreste pernambucano gera mais de 100 mil empregos diretos no corte e na costura, e possui mais de 40 mil pontos de venda, o que seria um marco de desenvolvimento para União dos Palmares, caso o mesmo se concretize na cidade.

Para o empresário, a concretização do projeto é um processo e tem que ter o apoio do poder público, para a criação das escolas de corte e costura, além de treinar a mão de obra. Ou seja, primeiro tem que haver a mão de obra qualificada e depois a indústria, e o poder público precisa investir.

“Eu acho sim, que é muito provável e possível, que a gente consiga implantar aqui em União a indústria têxtil, indústria essa que pode gerar milhares de empregos, e também a importação da mão de obra. Os municípios vizinhos, todos eles, serão beneficiados, porque é inevitável não atingir esses municípios nessa geração de mão de obra”, disse Camilo Brito.

Segundo João Caldas, a área da antiga Usina Laginha tem sido analisada e o projeto tem sido estudado com engenheiros e arquitetos há mais de 6 meses. Ele apresentou a proposta para o empresário, que se agradou e concordou em vir visitar a localidade.

Para o político, a Nova União “é uma oportunidade para a região de União dos Palmares, daqui dos escombros, das cinzas da Usina Laginha, da fênix”. De acordo com ele, a cidade é economicante bem situada, próxima a Capela, Cajueiro, Viçosa, Chã Preta, Ibateguara, Murici, São José da Laje, Santana do Mundaú, entre outras.

“Então, isso será um polo de desenvolvimento, um destino econômico, um lugar para se morar, para se viver e ganhar dinheiro, então tem que trazer as indústrias para cá, os empresários, para que a infraestrutura venha por trás disso e a geração de emprego”, disse Caldas.

Ainda segundo o deputado, União não tem nada para oferecer enquanto cidade polo, pois não há atrativos. A solução é trazer a economia para a Usina Laginha, pois são 11 mil hectares de terra.

Assista a reportagem completa no início da matéria.