União dos Palmares

MPE vai investigar HSVP por falta de estrutura para pacientes com Covid-19

Ministério Público apura falta de respirador mecânicos no hospital de União dos Palmares

Publicado: | Atualizado em 25/05/2020 14:11


Hospital São Vicente de Paulo —  Reprodução
Hospital São Vicente de Paulo — Reprodução

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) recebeu uma denúncia do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), a respeito do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

A denúncia recebida pelo Cosems, após visita técnica na unidade de saúde, chegou a conclusão de que o HSVP não tem estrutura para acomodar pacientes com Covid-19.

O Conselho admite que o hospital tem uma sala para receber pacientes com sintomas de coronavírus, mas o espaço ainda precisa de uma reforma estrutural e de aquisição de equipamentos necessários para a implantação de um leito de estabilização.

O Cosems sugere ainda, que seja adquirido um ventilador mecânico, para poder atender os pacientes com Covid-19 de forma adequada.

O relatório será investigado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, através da Dra. Adilza Inácio de Freitas, que já instaurou uma Notícia de Fato por ato normativo do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Vereador sugeriu compra de respirador.

Na manhã da última quarta-feira (20), passou a circular nas redes sociais em União dos Palmares, um vídeo do vereador Caju (PSDB), em que o parlamentar aparece no Hospital São Vicente de Paulo reivindicando que a prefeitura use parte do recurso aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores para o combate a Covid-19, na compra de respiradores.

O vereador disse que um paciente chegou a ficar 48 horas no hospital, esperando por uma vaga numa UTI em Maceió. Durante esse período, o paciente sofreu com dificuldade de respirar, que é um dos principais sintomas causados pela Covid-19;

– Recebi uma ligação de um pessoal que trabalha aqui no hospital, falando que um paciente ficou 48 horas esperando para ir para UTI, e infelizmente não tem um respirador aqui no hospital para atender a esse paciente. – Disse o vereador.

+ Denúncia: Caju diz que secretária de saúde não mostra lista de contratados das barreiras

Caju disse que esperava que a Secretaria de Saúde comprasse pelo menos 2 respiradores com esse dinheiro;

– Eu não posso admitir que, com quase R$1 milhão de reais na conta, não se tenha comprado ainda esses equipamentos para atender essas pessoas. Já era pra ter comprado no mínimo 2, pra tentar salvar essa vida quando chegar aqui.

Prefeitura disse que o hospital não tem estrutura para respirador

Em nota, a prefeitura explicou que já havia sido pensado na possibilidade de, em parceria com outros prefeitos de cidades que compõem a 3ª região sanitária, enviar um ofício ao Governo do Estado pedindo por esse equipamento.

– No início de abril houve uma comunicação entre os municípios que integram a 3º Região de Saúde para encaminharem ao Governo do Estado um ofício solicitando respiradores para o Hospital São Vicente de Paulo durante a pandemia.

Apesar do interesse na solicitação ao Estado, o próprio HSVP teria explicado que apenas “a aquisição dos equipamentos não seria suficiente “.

– Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade.

HSVP desmente prefeitura

A direção do Hospital São Vicente de Paulo emitiu uma Nota Pública, desmentindo uma nota que havia sido enviada ao BR104 pela prefeitura de União dos Palmares.

Acontece que essa semana, o vereador Caju propôs que a Secretaria de Saúde usasse parte dos quase R$1 milhão que foi aprovado pela Câmara de Vereadores para o combate ao Covid-19, na compra de pelo menos 2 respiradores.

No entanto, a prefeitura explicou que já havia procurado o jurídico do São Vicente de Paulo, e o hospital explicou que não teria como dar utilidade ao respirador, pelo fato que a unidade de saúde não possui profissionais especializados no uso do equipamento.

– Quando procurado o setor jurídico da instituição filantrópica referida, a resposta à demanda foi de que a aquisição dos equipamentos não seria suficiente para atender os pacientes com problemas respiratórios, visto que o Hospital precisa também de profissionais com especialidade no manuseio dos respiradores, médicos intensivistas, além de uma estrutura física que comporte as condições necessárias para a estadia do paciente nesses casos. Não adiantaria comprar os respiradores sem ter o que é primordial para sua utilidade. – Cita parte da nota.

No entanto, segundo a direção, o hospital tem profissionais capacitados para operacionalizar o respirador e existe sim a necessidade desse equipamento no HSVP;

– Gostaríamos de deixar claro que a necessidade do respirador para o HSVP existe, desde que seja para estabilizar o paciente até o momento de sua transferência para as unidades de referência disponibilizadas pelo estado, pois temos profissionais médicos capacitados para operacionalizar o respirador. – cita um trecho da nota, desmentindo o que afirma a prefeitura ao dizer que o hospital não tem profissionais capazes de manusear o equipamento.

Em um outro trecho, o hospital deixa claro que jamais recusou receber os respiradores, como dito na nota da prefeitura de União dos Palmares.

– Ressaltamos que nunca recusamos receber respiradores, inclusive na visita dos técnicos da SESAU a Dra. Rosana Veras cogitou sobre a possibilidade de recebermos um Ventilador Mecânico para a área de isolamento da Urgência e Emergência. – Diz a nota, desmentindo novamente a nota da prefeitura.

Por fim, a nota explica que; – até o presente momento o HSVP não foi contemplado com nenhum recurso destinado para o enfrentamento da Pandemia (COVID-19).


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Reunião da oposição - @BR104
Política
Oposição define Bruno Lopes como candidato à prefeitura de União dos Palmares

Otimista com a coalisão, Manoel Gomes de Barros enfatizou a união e o compromisso do grupo com o bem-estar da cidade


Bruno, Iran e Júnior Menezes - @Reprodução
União dos Palmares
Bruno Menezes pode concorrer à vaga de vereador

Bruno Menezes é irmão do vice-prefeito de União dos Palmares e idealizador do evento "Forró no Sítio".


Allan Belarmino e Wellington do SAAe
União dos Palmares
Procurador confirma que TCE está avaliando denúncia sobre “rombo” no SAAE

Dr. Alan Belarmino gravou e publicou um vídeo em suas redes sociais


Almir Belo, Gustavo Pedrosa, Ronaldo Lessa e Junior Menezes - @Reprodução
Política
JM desarticula oposição e filia Gustavo Pedrosa ao PDT

Sem Gustavo Pedrosa, a oposição agora tem apenas dois nomes considerados puxadores de voto: Ricardo Praxedes e Dona Miriam.


Manoel Gomes de Barros e João Caldas - @BR104
União dos Palmares
A decepção de Mano com João Caldas

Mano soube que perdeu o comando do partido no município a partir de uma reportagem do BR104, depois que Nelito viu a publicação.