União dos Palmares

MPE-AL move nova ação contra prefeito de União dos Palmares

O processo é resultado de uma fiscalização do Ministério Público no municipio, que registrou diversas irregularidades no transporte escolar.

Publicado: | Atualizado em 14/01/2019 07:03


Prefeito de União dos Palmares - Areski de Omena Freitas (Foto: Josenildo Feitosa - BR104)
Prefeito de União dos Palmares - Areski de Omena Freitas (Foto: Josenildo Feitosa - BR104)

O Ministério Público Estadual (MPE-AL), moveu uma Ação Civil Pública (ACP), contra a Prefeitura de União dos Palmares e o prefeito Areski Freitas (MDB).

O processo 0800002-68.2019.8.02.0056, é resultado de uma fiscalização do Ministério Público no municipio, que registrou diversas irregularidades no transporte escolar.

Durante a fiscalização que aconteceu no dia 11 de Dezembro de 2018, alunos foram flagrados sendo transportados em caminhões “Pau de Arara”, entre outras irregularidades no transporte que é ofertado aos estudantes do município.

A reportagem do BR104 esteve no local da operação e ouviu Vanessa Carneiro, que é procuradora da educação no município de União. Segundo ela, todos os veículos que fazem o transporte dos estudantes estavam devidamente regularizados e bem equipados. Ela informou que, ao todo, cerca de 104 linhas transitam no município e todos dentro da normalidade.

Isso porém, não se confirmou, e na quase totalidade dos veículos foram encontradas deficiencias técnicas.

A Ação Cívil Pública agora está sob os cuidados do titular da 2ª Vara Cível de União dos Palmares, Juiz Yulli Roter Maia, que decidirá se aceita o processo e cita os réus, ou se arquiva. Caso o juíz decida arquivar, cabe ao MP recorrer da decisão.

Juiz Yulli Roter Maia, titular da 2ª Vara Cível de União dos Palmares

Juiz Yulli Roter Maia, titular da 2ª Vara Cível de União dos Palmares

O BR104 procurou a assessoria da prefeitura municipal, e, segundo o secretário de comunicação, a Ação Civil Pública já era esperada.

“O setor jurídico vai se pronunciar mais detalhadamente na segunda-feira, mas já era uma ação prevista desde a vistoria nos transportes escolares. Após o prazo estabelecido aos municípios, com as recomendações do próprio MP, para que os mesmos verificassem o que precisava ser ajustado no setor.

Essa ação civil pública é muito importante para nós e todos os outros municípios da região firmarem um acordo judicial com o MP para o estabelecimento de um prazo de adequação às normas solicitatas pelo próprio.

Já ciente que viria receber a notificação, a Secretaria Municipal de Educação informou que já está tomando as devidas providências para que as recomendações do MP sejam atendidas até o início do ano letivo.”


Comentários


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Bruno Lopes | © Reprodução
União dos Palmares
Bruno Lopes parabeniza comunidade evangélica palmarina e destaca papel social das igrejas

Bruno Lopes enfatizou a importância das igrejas e elogiou os esforços significativos que desempenham nos trabalhos sociais do município.


Vereador Nenzinha - @BR104
União dos Palmares
Nenzinha anuncia antecipação do 13º salário para funcionários da Câmara de Vereadores

"O pagamento antecipado do décimo terceiro visa retribuir o esforço de todos os servidores e demonstra a valorização que merecem", afirmou o presidente da Casa.


Dona Leidjane | © Reprodução
União dos Palmares
Idosa denuncia vizinho com transtornos mentais por atirar pedras em sua casa

A situação chegou a um ponto em que a denunciante sente-se ameaçada em sua própria casa.


Areski Freitas e Manoel Gomes de Barros - @BR104
União dos Palmares
Kil envia à Câmara PL que tira nome do pai de Mano da prefeitura

O Projeto de Lei está em análise nas comissões e em breve deve ser votado na Câmara de Vereadores."


Calçada foi danificada pela Verde Alagoas | © Cortesia
União dos Palmares
Técnicos da Verde Alagoas quebram calçada e deixam hidrômetro vazando no Robertão

Além das questões estruturais, muitos moradores da cidade vem denunciando aumentos significativos nas contas de água após a instalação dos novos hidrômetros.