MPAL irá fiscalizar abate de animais em União dos Palmares

A cidade não dispõe de um matadouro público desde as enchentes de 2010.

'Cemitério' clandestino na região do Camaratuba — © BR104

'Cemitério' clandestino na região do Camaratuba — © BR104

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares, instaurou um procedimento administrativo, visando acompanhar as práticas de abate de animais para o consumo humano no município.

Vale lembrar que, a cidade não dispõe de um matadouro público desde as enchentes de 2010. Em 2019, o BR104 mostrou uma possível prática de abate clandestino de animais, quando uma denúncia levou a nossa reportagem a uma espécie de “cemitério” de carcaças bovinas na região da Camaratuba.

A portaria com a medida foi publicada hoje (18/05) no Diário Oficial Eletrônico (DOE) após o órgão tomar conhecimento de possíveis irregularidades no abate animal no município, o que, além de afetar a qualidade da alimentação humana, possui também a potencialidade de afetar o meio ambiente.

“Considerando que a resolução da matéria está dependendo da aprovação e sanção do Projeto de Lei que “Institui o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Estado de Alagoas e dá outras providências”, pela Assembleia Legislativa”, diz o documento.

“Considerando que, conforme consta nas atas de reuniões realizadas, caso o referido texto seja aprovado e sancionado, acredita-se que a desconcentração dos serviços de inspeção do Governo Federal (Ministério da Agricultura) para o Governo Estadual (ADEAL) proporcionará maior agilidade na avaliação da qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal em Alagoas e, consequentemente, em União dos Palmares, proporcionando a ampliação de alternativas para o abate adequado de animais destinados ao consumo humano e, por fim”.

A reportagem do BR104 entrou em contato com o secretário de comunicação do município, Leonardo Bastos, mas até o fechamento desta reportagem, ele não havia enviado um posicionamento sobre o fato.