Movimento negro relembra queda do Quilombo neste 6 de fevereiro

No dia 06 de fevereiro de 1694, homens do bandeirante Domingos Jorge Velho, destruíram o principal aldeamento do Quilombo dos Palmares

Serra da Barriga (Crédito: Reprodução/Google)

Serra da Barriga (Crédito: Reprodução/Google)

Há exatos 325 anos, no dia 06 de fevereiro de 1694, homens do bandeirante Domingos Jorge Velho, destruíram o principal aldeamento do Quilombo dos Palmares.

O quilombo que ficou conhecido pela liderança de Zumbi dos Palmares, representou, e representa até os dias atuais, a marca da resistência à escravidão.

+ Dia da Consciência Negra é marcado por homenagens na Serra da Barriga

Localizado em um lugar de difícil acesso, onde hoje é o atual município de União dos Palmares, o quilombo foi alvo de constantes ameaças de invasão, e ao longo de sua existência enfrentou numerosas expedições militares enviados pelo governo na intenção de domina-los.

Depois de mais de um século (1590-1694) um dos símbolos de resistência à escravidão estava chegando ao fim.

Sob o comando de Domingos Jorge Velho, a guerra de Palmares ficou marcada para sempre não só na história local, mas também no âmbito estadual e nacional. Isso porque o governo triunfou sobre os escravos instalados no quilombo, e o líder Zumbi foi morto após uma emboscada no dia 20 de novembro de 1695, data que é comemorado o dia da consciência negra.