Motocicletas barulhentas estão com os dias contados em União dos Palmares

Os veículos que forem abordados não fazendo uso de escapamento original "serão recolhidos até a substituição do mesmo".

Escapamento alterado infração faz aumentar barulho pela cidade | © Reprodução/Ilustração

Escapamento alterado infração faz aumentar barulho pela cidade | © Reprodução/Ilustração

Elas estão por toda a parte, geralmente em alta velocidade e emitindo sinais sonoros em decibéis além do permitido por lei e, por esse mesmo motivo, são fáceis de serem identificadas. São as motocicletas, os veículos mais utilizados em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

No entanto, motos barulhentas estão com os dias contados no município. Isso porque a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em parceira com a Guarda Civil Municipal (GCM), vão intensificar as fiscalizações e apreender veículos com escapamentos adulterados.

De acordo com o comunicado divulgado nesta segunda-feira (11/4), assinado pela superintendente da SMTT, Gyzéllia Vasconcelos de Oliveira, e pelo diretor e comandante da GCM, Anderson Fabrício Cavalcante Félix, as medidas terão início a partir do dia 1º de maio deste ano.

A partir desse dia, as motocicletas que forem abordadas não fazendo uso de escapamento original, “como manda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), serão recolhidas até a substituição do mesmo”, diz trecho da nota, acrescentando que “essa ação visa trazer para a população a paz e o sossego”.

Confira a nota na íntegra:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de União dos Palmares em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) iniciará, a partir do mês de maio do corrente ano, a fiscalização de escapamentos irregulares nas motocicletas e cinquentinhas. As mesmas que forem abordadas não fazendo uso de escapamento original, como manda o CTB, serão recolhidas até a substituição do mesmo.

São considerados escapamentos irregulares: roncadores, e descargas livres que não tenham o selo do INMETRO.

Esta ação visa trazer para a população a paz e o sossego.