
A última segunda-feira, 29 de julho, marcou o 16º aniversário da morte de José Carrilho Pedrosa, mais conhecido como Zé Pedrosa, ex-prefeito de União dos Palmares. Pedrosa faleceu repentinamente em 29 de julho de 2008, aos 55 anos, vítima de um infarto fulminante.
Seu falecimento trouxe uma imensa tristeza à comunidade, que ainda guarda memórias de sua vibrante personalidade e dedicação ao serviço público.
Durante seu segundo mandato como prefeito, Zé Pedrosa era uma figura extremamente popular e respeitada na cidade. Conhecido por sua abordagem simples e acessível, ele frequentemente interagia com os moradores sem formalidades, sendo comum vê-lo no bar dos Vaqueiros, onde gostava de tomar cachaça e jogar bilhar.
A perda de Pedrosa foi sentida profundamente por toda a cidade. Durante seu funeral, cerca de 25 mil pessoas — quase metade da população de União dos Palmares na época — se reuniram para prestar suas homenagens. O coro “Zé Pedrosa não morreu” ecoou pelas ruas, simbolizando o carinho e o respeito que a comunidade nutria por ele.