Moradores relatam infestação de caramujos em bairro de União dos Palmares

O problema está acontecendo no Loteamento Jaguaribe, no Centro da cidade. O animal é vetor de doenças que podem levar a morte.

Animal é vetor de doenças que podem levar a morte — © Emerson Ferraz

Animal é vetor de doenças que podem levar a morte — © Emerson Ferraz

Uma infestação de caramujos africanos está preocupando quem mora no Loteamento Jaguaribe, no Centro de União dos Palmares. Com as chuvas recentes, a situação ficou pior, segundo os moradores. Nestas condições, a praga urbana se multiplica rapidamente.

O animal é transmissor de doenças como a meningite eosinofílica, causada por um verme que passa pelo sistema nervoso e se aloja nos pulmões, e a angiostrangilíase abdominal, verminose que pode se tornar grave e levar a morte, se o verme que se aloja no intestino causar a perfuração do órgão.

A forma mais adequada de se eliminar os caramujos africanos é por meio do controle mecânico, que consiste na catação manual destes animais. No entanto, é preciso se proteger com luvas, pois deve haver o cuidado com a gosma liberada por eles, já que ela pode transmitir as verminoses.

Os caramujos devem ser coletados em um recipiente, e logo após um litro de água sanitária deve ser despejada. Com o mesmo frasco em que estava a água sanitária, é preciso encher três vezes com água da torneira e despejar os três litros. Os moluscos devem permanecer submersos durante 24 horas.

Após esse período, a água pode ser despejada em solo, que não terá problema. Só restará as conchas e o corpo dissolvido na água. Vale ressaltar que, a coleta manual deve ser feita periodicamente, até eliminar a infestação do local. A limpeza do ambiente é fundamental para evitar a proliferação.