Moradores denunciam lixo em terreno baldio e bloqueiam via como protesto em União

Moradores do bairro Abolição usaram entulho para fechar via na região

União dos Palmares – Os moradores do bairro da Abolição, no município de União dos Palmares, resolveram fazer um protesto na manhã desta quinta-feira (17), como uma forma de chamar atenção do órgão responsável pelo recolhimento de lixo na cidade.

Os moradores bloquearam a via do bairro com amontoados de lixo, em protesto pela falta de coleta de resíduos na região. O bloqueio ocorreu na Rua Miguel Medeiros Costa e impediu a passagem de veículos. “A pessoa coloca o lixo, mas o carro não passa no dia das coletas”, denunciou uma moradora.

Terreno utilizado como “lixão” (Crédito BR104)

Além da coleta, os moradores também denunciaram um terreno baldio que está sendo utilizado pela população como “lixão”. Segundo eles, o terreno é usado como depósito de lixo, mesmo com a coleta sendo realizada três vezes por semana.

O responsável pela limpeza urbana, Clóvis André, disse que o problema é a falta consciência dos moradores do bairro, que não ajudam colocando o lixo no local correto. “A gente sempre recolhe. A questão é que a população, às vezes, tem que fazer uma parte fundamental, que é ajudar o município”, destacou.

+ Funcionários da prefeitura são flagrados descartando lixo em via importante de União

Segundo Clóvis, a retirada do lixão da cidade dificultou o trabalho de limpeza, já que o entulho recolhido não pode mais ser jogado no antigo local. “Como muita gente vê um terreno baldio desse, ai começa a descartar lixo. A gente faz essa limpeza, quando a gente sai daqui, a tarde já tem lixo novamente”, disse.

Ele ainda orienta a população para que só coloque lixo nos dias de recolhimento. “Não é que a população não sabe. Ela sabe. No entanto, eles mesmos que produzem o lixo, não sabem guardar e esperar o dia da coleta. Como sabem que a coleta não vai passar naquele dia, eles veem o terreno baldio e jogam o lixo”, concluiu.

Enquanto a equipe de reportagem do BR104 estava no local, uma equipe de limpeza urbana com o auxílio de um trator, fez a limpeza do terreno.

Equipe da Prefeitura fez a limpeza do terreno (Crédito: Cortesia)