Moradores de bairros de União dos Palmares ainda sofrem com falta de água

Desde o último domingo (02/05), os municípes sofrem com um duro desabastecimento, provocado por uma sequência de problemas na Estação de Tratamento do SAAE.

Estação de Tratamento do SAAE de União dos Palmares — © Rayanne Rodrigues/BR104/Arquivo

Estação de Tratamento do SAAE de União dos Palmares — © Rayanne Rodrigues/BR104/Arquivo

Desde o último domingo (02/05), os moradores de União dos Palmares sofrem com a falta de água provocada por uma sequência de problemas na Estação de Tratamento (ETA), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que provocou um duro desabastecimento no município.

Até às 11h de hoje, pelo menos 11 localidades registravam falta de água, segundo os moradores. São elas: Newton Pereira, Nova Esperança, Padre Donald, Jaguaribe, Costa e Silva, Cohab Velha, Várzea Grande, Terra Cavada, Roberto Correia de Araújo, Santa Maria Madalena e Abolição.

O SAAE explicou que teve de fazer uma manutenção devido ao rompimento de um flange, que foi reparado na terça (4). A expectativa era que o abastecimento voltasse à normalidade no dia seguinte, quando um novo problema impossibilitou a retomada do serviço.

De acordo com o diretor da autarquia, Célio Muquém, houve uma falta de energia na região que afetou completamente o serviço. Uma equipe técnica da Equatorial Energia esteve no local para atender a chamada e a situação, que foi normalizada às 9h06 do mesmo dia.

“O pai tá on”: Falta de água impõe nova crise no governo Kil

Contudo, funcionários do SAEE detectaram um vazamento no mesmo local onde havia sido feito a manutenção, dando continuidade ao intenso desabastecimento na cidade. Os moradores precisaram recorrer a carros pipas para realizarem atividades simples, como lavar pratos, roupas ou tomar banho.

“A gente resolveu a situação, mas acabou aparecendo uma outra, mas em nenhum momento a gente vai parar, porque a gente vai só parar agora quando conseguirmos restabelecer o abastecimento da cidade”, afirmou Célio em um vídeo divulgado nas redes sociais.

O fato é que, a resolução do problema da falta de água em União é um pedido antigo feito pelos munícipes. Inclusive, em janeiro deste ano, a direção do SAAE anunciou um projeto de reestruturação da ETA, na ordem de quase R$30 milhões, um sonho que os moradores esperam que seja concretizado, e rápido.