publicidade
publicidade
União dos Palmares

Morador de Branquinha é salvo pelo programa “AVC Dá Sinais” no HRM

Ele foi encaminhado para o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, onde realizou exames que diagnosticaram o problema, popularmente conhecido como derrame. 

Publicado: | Atualizado em 25/09/2021 11:21


Vítima foi prontamente atendida pela equipe médica do HRM | © Reprodução
Vítima foi prontamente atendida pela equipe médica do HRM | © Reprodução

Na última quinta-feira (23/9), mais uma vida alagoana foi salva pelo programa “AVC Dá Sinais”, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Desta vez, o beneficiado foi um idoso de 61 anos, que mora no município de Branquinha.

Após apresentar os primeiros sintomas, ele foi encaminhado para o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, onde realizou exames que diagnosticaram o problema, popularmente conhecido como derrame.

Um vídeo publicado nas redes sociais do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, nesta sexta-feira (24), mostra o paciente sendo avaliado pela equipe médica e recebendo os primeiros cuidados na unidade de saúde.

“Através do nosso programa que conta com a tecnologia exclusiva nos hospitais públicos Brasileiros, conseguimos salvar mais uma vida e o paciente está se recuperando muito bem!”, escreveu Ayres em seu perfil no Instagram.

O atendimento dentro do tempo preconizado pela medicina, que corresponde a 4h30, contibiu para o não agravamento do caso. Isso possibilitou a realização da trombólise, intervenção realizada para diluir o trombo que causa o problema, evitando, assim, sequelas.

Implantado em 23 de agosto, o “AVC Dá Sinais” representa a linha de cuidados para a doença que mais mata no país. Formado por quatro Unidades de AVC, o programa tem o apoio das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além de União dos Palmares, as unidades de referência em AVC estão no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), ambos em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

O programa já atendeu 164 casos, realizou 20 trombólises e 5 trombectomia. A iniciativa é pioneira em todo o país, tornando Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o problema.

Sobre o AVC

Os sintomas do AVC são alteração da fala e do movimento dos membros, tontura, dor de cabeça repentina, náuseas, vômitos. A pessoa acometida pelo problema também pode sofrer com rebaixamento do nível de consciência e sonolência, dormência nos braços e pernas, além de boca torta ao falar ou sorrir.

Caso sejam identificados esses sintomas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente pelo telefone 192. Mas, o paciente pode também se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou diretamente a um dos hospitais de referência, desde que seja porta de entrada.

veja também

Vereador Sandro Jorge – © Alyson Santos
União dos Palmares
Sandro Jorge pede esclarecimento sobre corte da subvenção da Associação dos Idosos de União

O vereador pediu ao secretário de Finanças, Anderson Ventura, informações sobre o bloqueio da subvenção destinada à entidade.


Guarnição de resgate do Corpo de Bombeiros | © Luiz Setti
União dos Palmares
Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas em União dos Palmares

O acidente aconteceu no início da noite desta quarta-feira (13), na rodovia BR-104.


Cícero da Silva foi morto a tiros pelo genro em União dos Palmares | © Reprodução
Polícia
Polícia continua buscas por suspeito de assassinar o sogro em União dos Palmares

O crime aconteceu na noite da última terça-feira (12) na localidade conhecida como rua dos Carroceiros.


Entrada de União dos Palmares
União dos Palmares
Eventos de emancipação não empolgam e palmarinos ficam em casa

A programação dos 190 anos de União dos Palmares não atraiu os palmarinos a saírem de casa


Entrada de União dos Palmares – © Johny Lucena
União dos Palmares
União dos Palmares comemora 190 anos nesta quarta; veja a programação

As comemorações acontecerão das 06hrs às 19hrs, em diversos pontos da cidade