Montanha de lixo se acumula em área de transbordo em União dos Palmares

No lugar, o lixo é jogado de qualquer forma, sem respeitar normas básicas, o que poderá acarretar em multas à atual administração municipal

Montanha de lixo se acumula em área de transbordo — © Alyson Santos/BR104

Montanha de lixo se acumula em área de transbordo — © Alyson Santos/BR104

União dos Palmares — Há quase três anos após o fechamento lixão, ocorrido em maio de 2018, a Prefeitura de União dos Palmares continua enfrentando dificuldades de ordem ambiental com esse assunto. Isto, porque um alto volume de entulhos e lixo se acumula na área de transbordo.

De lá, todo o lixo produzido deveria ser transferido para um aterro sanitário, localizado no município do Pilar. A recomendação partiu do Ministério Público (MP), que orientou o município a adequa-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Mas não é o que está acontecendo.

A reportagem do portal BR104 foi até a estação provisória de transbordo e constatou um verdadeiro crime ambiental. No lugar, o lixo é jogado de qualquer forma, sem respeitar normas básicas, o que poderá acarretar em multas à atual administração municipal.

Catadores se arriscam em meio ao lixo — © Alyson Santos/BR104

Famílias que moram ao redor do “lixão” reclamam do mau cheiro, aparecimento de ratos, moscas e baratas, o que pode provocar sérias doenças. Catadores que fazem a coleta do material reciclável proveniente do lixo urbano também correm perigo, já que muitos deles não usam equipamentos de proteção e segurança.

Um deles conversou com a nossa equipe e contou que vive da coleta de lixo por conta da falta de emprego na cidade. Ele chega ao local por volta das 4h e só sai às 14h. “Se não for esse serviço a gente não vive com a família. Eu trago água e comida e fico aqui o dia todo”, disse.

Enquanto a equipe entrevistava o personagem da reportagem, um caminhão carregado de lixo chegou na área de transbordo para fazer o despejo de mais entulhos. Procurada pela reportagem, a prefeitura da cidade não se pronunciou sobre o assunto.

Montanha de lixo se acumula em área de transbordo — © Alyson Santos/BR104

Montanha de lixo se acumula em área de transbordo — © Alyson Santos/BR104