Militar reformado gravado agredindo jovem fala sobre o episódio

Elcio Sarmento disse que o rapaz o desafiou e que pode ter sido direcionado por adversários políticos

Publicado em: 08/05/20 às 9:09 | Atualizado em 08/05/2020 15:43
Por Redação


União dos Palmares voltou a ser destaque em todo o Estado na tarde desta quinta-feira (7), depois que um policial militar reformado, identificado como Elcio Sarmento, foi flagrado agredindo um jovem no centro da cidade. A agressão teria sido, inicialmente, motivada pelo fato do rapaz ter cobrado que o militar usasse máscara, conforme decreto estadual e municipal.

A observação do rapaz incomodou Sarmento, e depois de uma discussão com o rapaz ele lhe deu um soco no rosto, e com o jovem já ao chão, “partiu pra cima” e lhe deu socos e pontapés, como é possível ver em vídeos que foram registrados por populares que filmaram no momento do ocorrido.

O caso repercutiu rapidamente nas redes sociais e o BR104 conseguiu contato com Elcio, que concedeu uma entrevista ao repórter Alexandre Tenório, contando sua versão.

Elcio Sarmento tenta argumentar que o rapaz pode ter sido direcionado por algum inimigo político;

– Eu acredito que ele foi direcionado por alguém, por que eu sou pré-candidato a vereador, e ele pode ter sido direcionado para me provocar. – Disse o Militar.

Sobre a agressão ele justifica que só o agrediu por que foi ofendido e desrespeitado;

– Se eu revidei com alguma palavra de baixo calão, é por que ele me ofendeu, e toda reação leva a outra reação. Ele disse que eu era obrigado a usar a máscara, e eu não sou obrigado a usar a máscara por ninguém, não tem lei no país que me obrigue a usar a máscara.

O militar ainda insiste que já sabe quem é o rapaz e que descobriu seu endereço;

– Eu já o localizei, já sei o endereço e a vida pregressa dele como policial militar, mas não lembro de nunca ter o visto.

MPE/AL vai investigar

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) instaurou uma notícia de fato (um tipo de procedimento preparatório) para apurar a conduta de o policial militar reformado, na manhã desta quinta-feira (7), em União dos Palmares, que foi às ruas sem máscaras – , o que já configura crime – e, por meio de um vídeo, gravou mensagens com palavras que contrariam as medidas adotadas pelos decretos governamentais de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Por se tratar de um militar da reserva, a promotora de justiça Jheise Gama requereu ainda que a Corregedoria da Polícia Militar instaure uma sindicância interna para apurar a conduta do agressor, uma vez que ele, além de praticar atos de violência contra uma pessoa que apenas cobrou dele o uso da máscara, ainda cometeu abuso de autoridade ao se identificar como PM e dizer que poderia prender a vítima apenas por ter sido questionado por ela a respeito da sua falta de proteção.

OAB emite nota de repúdio

A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, emitiu uma nota em repúdio a um policial militar reformado, flagrado agredido fisicamente com socos e pontapés, um jovem, na manhã desta quinta-feira (7), no centro de União dos Palmares.

A nota diz que esse tipo de comportamento deve ser reprovado pela sociedade, e lembrou que esse tipo de episódio “tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.”

Leia na íntegra:

“A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas vem a público repudiar o ato de agressão promovido por policial militar reformado contra um cidadão na cidade de União dos Palmares/AL ocorrida na manhã desta quinta-feira.
Comportamentos dessa natureza merecem total reprovação por parte da sociedade e mais do que nunca representam mais um grave episódio que tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.
Adotaremos as providências cabíveis ao caso e cobraremos das autoridades o rigor na apuração dos fatos que, por si só, falam dispensando testemunhas.

A diretoria.”

O BR104 conversou com o Dr. Alexandre Lima, presidente interino da 5a. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas – União dos Palmares.

– No âmbito local iremos oficiar ao 2º BPM e à Câmara de Vereadores solicitando uma noção de repúdio ao fato. Já encaminhei os vídeos para a presidência da Seccional Alagoas, para a coordenadoria das subseções e para a comissão de direitos humanos da OAB. – Concluiu o presidente.


Papa Francisco classifica situação da Amazônia como perigosa, em discurso na ONU

"Eu penso na perigosa situação da Amazônia e dos povos indígenas que vivem lá", declara o papa em um trecho de seu discurso na ONU

Há 4 horas atrás | Johny Lucena | BR104

CRB enfrenta o Botafogo-SP nesta sexta-feira (25) pela 11ª rodada da Série B

Após ser eliminado pelo Juventude na Copa do Brasil, o CRB tenta se aproximar novamente do G-4 da Segundona

Há 6 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Ex-lateral do CSA, Regis terá que pagar multa por tentar invadir motel em Maceió

O caso aconteceu em fevereiro de 2019, mas a decisão foi confirmada apenas em setembro de 2020

Há 7 horas atrás | Johny Lucena | BR104

Zé Alfredo defende família Praxedes e ataca Iran Menezes; “saiu escondido”

Zé Alfredo chegou a insiuar que Iran Menezes praticava rachadinha, dividindo salários entre duas ou três pessoas

Há 9 horas atrás | Redação

Uveal emite nota de repúdio após vereador agredir trabalhadores de obra, em Murici

Em nota, a entidade classifica a atitude do parlamentar como "um ato de extremo autoritarismo, violência e abuso de autoridade".

Há 9 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Em União dos Palmares, adolescente de 13 anos domina a arte da pintura em tela

Desde os 9 anos, Christian Matheus domina a ponta dos lápis e dos pincéis e, com cautela, transforma as telas brancas em belos quadros.

Há 10 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Análise: O arriscado apoio de Mano a Sebastião de Jesus

Para Adelino Angelo, o apoio de Mano a Sebastião expõe o prestígio político do ex-governador a um risco muito grande.

Há 11 horas atrás | Redação

Filhotes de cães que seriam entregues a pet shop em Alagoas são resgatados pela PRF

Os filhotes, da raça Shih-Tzu, estavam sendo transportados em condições precárias. Alguns demonstravam aparente cansaço e estavam machucados. 

Há 11 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Na Semana Nacional do Trânsito, PRF realiza mais uma ação educativa em Alagoas

Será realizado um Comando Educativo para Motocicletas na Unidade Operacional da PRF em Rio Largo

Há 11 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Pré-candidato a vereador é morto após denunciar obra em live; autor é irmão do prefeito

Durante a transmissão ao vivo, Cássio Remis foi interrompido e teve o celular tomado pelo secretário de Obras, Jorge Marra.

Há 12 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104