Militar reformado gravado agredindo jovem fala sobre o episódio

Elcio Sarmento disse que o rapaz o desafiou e que pode ter sido direcionado por adversários políticos

Publicado em: 08/05/20 às 9:09 | Atualizado em 08/05/2020 15:43
Por Redação


União dos Palmares voltou a ser destaque em todo o Estado na tarde desta quinta-feira (7), depois que um policial militar reformado, identificado como Elcio Sarmento, foi flagrado agredindo um jovem no centro da cidade. A agressão teria sido, inicialmente, motivada pelo fato do rapaz ter cobrado que o militar usasse máscara, conforme decreto estadual e municipal.

A observação do rapaz incomodou Sarmento, e depois de uma discussão com o rapaz ele lhe deu um soco no rosto, e com o jovem já ao chão, “partiu pra cima” e lhe deu socos e pontapés, como é possível ver em vídeos que foram registrados por populares que filmaram no momento do ocorrido.

O caso repercutiu rapidamente nas redes sociais e o BR104 conseguiu contato com Elcio, que concedeu uma entrevista ao repórter Alexandre Tenório, contando sua versão.

Elcio Sarmento tenta argumentar que o rapaz pode ter sido direcionado por algum inimigo político;

– Eu acredito que ele foi direcionado por alguém, por que eu sou pré-candidato a vereador, e ele pode ter sido direcionado para me provocar. – Disse o Militar.

Sobre a agressão ele justifica que só o agrediu por que foi ofendido e desrespeitado;

– Se eu revidei com alguma palavra de baixo calão, é por que ele me ofendeu, e toda reação leva a outra reação. Ele disse que eu era obrigado a usar a máscara, e eu não sou obrigado a usar a máscara por ninguém, não tem lei no país que me obrigue a usar a máscara.

O militar ainda insiste que já sabe quem é o rapaz e que descobriu seu endereço;

– Eu já o localizei, já sei o endereço e a vida pregressa dele como policial militar, mas não lembro de nunca ter o visto.

MPE/AL vai investigar

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) instaurou uma notícia de fato (um tipo de procedimento preparatório) para apurar a conduta de o policial militar reformado, na manhã desta quinta-feira (7), em União dos Palmares, que foi às ruas sem máscaras – , o que já configura crime – e, por meio de um vídeo, gravou mensagens com palavras que contrariam as medidas adotadas pelos decretos governamentais de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Por se tratar de um militar da reserva, a promotora de justiça Jheise Gama requereu ainda que a Corregedoria da Polícia Militar instaure uma sindicância interna para apurar a conduta do agressor, uma vez que ele, além de praticar atos de violência contra uma pessoa que apenas cobrou dele o uso da máscara, ainda cometeu abuso de autoridade ao se identificar como PM e dizer que poderia prender a vítima apenas por ter sido questionado por ela a respeito da sua falta de proteção.

OAB emite nota de repúdio

A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, emitiu uma nota em repúdio a um policial militar reformado, flagrado agredido fisicamente com socos e pontapés, um jovem, na manhã desta quinta-feira (7), no centro de União dos Palmares.

A nota diz que esse tipo de comportamento deve ser reprovado pela sociedade, e lembrou que esse tipo de episódio “tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.”

Leia na íntegra:

“A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas vem a público repudiar o ato de agressão promovido por policial militar reformado contra um cidadão na cidade de União dos Palmares/AL ocorrida na manhã desta quinta-feira.
Comportamentos dessa natureza merecem total reprovação por parte da sociedade e mais do que nunca representam mais um grave episódio que tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.
Adotaremos as providências cabíveis ao caso e cobraremos das autoridades o rigor na apuração dos fatos que, por si só, falam dispensando testemunhas.

A diretoria.”

O BR104 conversou com o Dr. Alexandre Lima, presidente interino da 5a. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas – União dos Palmares.

– No âmbito local iremos oficiar ao 2º BPM e à Câmara de Vereadores solicitando uma noção de repúdio ao fato. Já encaminhei os vídeos para a presidência da Seccional Alagoas, para a coordenadoria das subseções e para a comissão de direitos humanos da OAB. – Concluiu o presidente.


CNM pede adiamento das eleições e votação única em 2022

Se aceita a proposta, as eleições em 2022 escolheriam tanto prefeito municipal como presidente da república

Há 9 minutos atrás | Redação

Homem perde controle de veículo e capota na AL-101 Sul, em Marechal Deodoro

O condutor do veículo apresentou escoriações em parte do corpo devido o acidente, ele foi encaminhado para o HGE, no bairro do Trapiche em Maceió

Há 1 hora atrás | Johny Lucena | BR104

União dos Palmares atinge 10 óbitos e 140 casos de Covid-19

Os dois pacientes que morreram vítima do novo coronavírus em União dos Palmares, são idosos.

Há 10 horas atrás | Redação

Cibele Moura pede que governo antecipe a inauguração do Hospital Regional da Mata

A parlamentar justifica o pedido apontando dados da pandemia do Coivd-19, que em União dos Palmares, por exemplo, já matou 10 pessoas.

Há 11 horas atrás | Redação

Kil responde Caju após critica por teste de Covid-19 sem sintoma: “Besteira”

O prefeito de União dos Palmares descobriu que estava com Covid-19 após se submeter ao teste sorológico

Há 15 horas atrás | Redação

Eleições 2020: Sem certidão, Zé Alfredo insiste em pré-candidatura

Aliados políticos garantem que Zé Alfredo pretende indicar o filho ou esposa para disputa

Há 17 horas atrás | Redação

Incêndio destrói supermercado e mobiliza brigadistas do Corpo de Bombeiros em Maceió

O incêndio iniciou por volta das 21h dessa terça-feira (26), os militares ainda não sabem informa o que pode ter ocasionado as chamas de fogo no local

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

Suspeitos são detidos após arrombar e furtar loja de roupas no Centro de Maceió

Os suspeitos foram conduzidos para a Central de Flagrantes I, no bairro do Farol, onde os procedimentos necessários foram realizados

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

TRE/AL aprova contas de Zé Alfredo mas o deixa fora das eleições de 2020

Zé Alfredo prestou contas de campanha e regularizou sua situação eleitoral junto à justiça

Há 1 dia atrás | Redação

Proposta de Auxílio Emergencial até Dezembro com valor de R$1.045, continua na gaveta

O Projeto de Lei n° 2419 do Senador Paulo Paim (PT-RS), prevê uma prorrogação do auxílio emergencial por mais 6 meses

Há 2 dias atrás | Redação