Mês da Consciência Negra é comemorado com capoeira em União dos Palmares

Nesta quinta-feira (19/11), por exemplo, os capoeiristas vão se reunir na Praça Basiliano Sarmento para realizar o "Berimbalada de Palmares", às 17h.

Professor Big, do grupo Tradição Capoeira — © Oziel Nascimento/BR104

Professor Big, do grupo Tradição Capoeira — © Oziel Nascimento/BR104

Entre os ritmos afrobrasileiros, a capoeira está entre um dos que mais se destacam em União dos Palmares, município localizado na Zona da Mata alagoana. Todos os anos, os grupos se reúnem para mostrar através da dança a união da luta e arte em uma história de resistência.

Este ano não vai der diferente. Para celebrar o Dia da Consciência Negra, lembrada nacionalmente no dia 20 de novembro, representantes de diversos grupos criaram uma programação especial, mas com todos os cuidados necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (19/11), por exemplo, os capoeiristas vão se reunir na Praça Basiliano Sarmento, às 17h, para realizar o “Berimbalada de Palmares”. Já na sexta (20) os grupos participarão de atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga.

A programação segue com a “Oficina de Movimentação”, que acontecerá no domingo (22). No próximo sábado, dia 28 de novembro e último dia de atividades, diversos grupos vão se reunir na Praça Padre Cícero para realizar a “Roda Juntos e Misturados”, a partir das 8h.

O coordenador do grupo Abadá Capoeira, Zumba, ressaltou que novembro é um mês de muita representatividade para União dos Palmares. Com isso, junto com outros representantes, lançou o projeto piloto “Novembro da Capoeira. A pretensão é realizar atividades aos fins de semana em várias partes da cidade.

“No mês de novembro temos várias datas importantes, como o Mestre Bimba, Mestre Pastinha, Zumbi dos Palmares. É importante que esse mês nós consigamos firmar e continue todos os anos, porque são muitas datas, muitas pessoas para serem lembradas e a capoeira tem que está sempre em ascensão”, destacou Zumba.

Neste ano, por conta da pandemia, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares terá acesso restrito a 300 pessoas. Todos os visitantes devem seguir o protocolo de segurança sanitária, como o uso de luvas, máscara e devem passar por medição de temperatura.

Confira a reportagem na íntegra:

Mês da Consciência Negra é comemorado com capoeira em União dos Palmares — © BR104